• Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo

Unicatólica > Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo > DISCENTES > Acadêmicos visitam obras de grandes construtoras: Diagonal e Colmeia
Acadêmicos visitam obras de grandes construtoras: Diagonal e Colmeia
DISCENTES

Acadêmicos visitam obras de grandes construtoras: Diagonal e Colmeia

No dia 20 de novembro de 2019, ocor­reram as visitas técnicas de diferentes disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Participaram os alunos das discipli­nas de Instalações Prediais I e II, Planejamento e Gerenciamento de Obras e Sistemas Estru­turais de Concreto Armado, ministradas pela professora Leila Cristiane; e os alunos de Téc­nicas Retrospectivas, ministrada pelo professor Gustavo Carvalho.

Foram visitadas as obras de duas grandes construtoras: Diagonal e Colmeia. O Living Resort, da construtora Colmeia, é um com­plexo com quatro torres de 28 andares, tendo cada uma quatro apartamentos por andar. O Solar Praça Portugal, da construtora Dia­gonal, é uma obra de luxo, cuja área dos apar­tamentos varia entre 400 e 500m².

Os alunos puderam conhecer tecnologias de estruturas de concreto (como laje nervurada e concreto protendido), tipos de fundação, novos tipos de argamassa no uso de reboco (argamassa estabilizada). Foram verificados ainda os métodos construtivos utilizados pelas empresas. Foi analisado também o planeja­mento de cada obra, como cronogramas e di­visão das equipes para execução dos serviços.

As obras escolhidas destacam-se por terem como filosofia o lean construction, caracteri­zado por uma obra limpa, sem desperdícios e com mão de obra otimizada.

A visita de Técnicas Retrospectivas teve como destino o Theatro José de Alencar, em que os alunos puderam conhecer os setores de plateia e camarotes, palco, camarim, bastidores, palco-jar­dim (do paisagista Roberto Burle-Marx) e foyer. Aprenderam também sobre a história do Theatro e as reformas pelas quais passou, como o empre­go de novos materiais, inclusão das cadeiras nos camarotes (originalmente inexistentes) e solu­ções de climatização. O problema da inexistência de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais foi levantado pela aluna Conceição Bar­bosa, junto à guia, levantando o imprescindível debate da acessibilidade universal.