• Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo

Unicatólica > Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo > DISCENTES > Aluno realiza lançamento de obra em Solonópole
Aluno realiza lançamento de obra em Solonópole
DISCENTES

Aluno realiza lançamento de obra em Solonópole

No dia 06 de abril, na cidade de Solonópole/CE, ocorreu o lançamento da obra intitulada “Uma modesta arquitetura: A casa vernácula da cidade de Solonópole”, como resultado da pesquisa do aluno Auriseu Pinheiro, do 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICATÓLICA, na presença de mais de 350 pessoas em um auditório.

Tal feito permite fazer algumas leituras que se acredita serem importantes:

1. A importância do protagonismo dos alunos da UNICATÓLICA junto ao setor de pesquisa. O entendimento de que para criamos uma Instituição que seja referência em pesquisa e se consolide como pesquisa de qualidade, passa pela mudança de mentalidade de que o aluno é capaz de impactar sua cidade com suas pesquisas. Diante daquele público, o lançamento de um trabalho que se deu numa pesquisa em inquietações de um cidadão que trouxe as problemáticas da sua cidade para academia, a fim de encontrar uma resposta e, a partir das reflexões suscitadas, devolvê-las à comunidade.
  2. Aqui é preciso fazer jus e reconhecer a importância do programa de Iniciação a Pesquisa da IES.
  3. Para os professores, que têm a missão de semear para uma colheita a longo prazo, ver os alunos dando frutos em curto prazo de tempo é benfazejo. É perceber que vale apostar na educação, perceber que sua função, enquanto agente transformador, acontece em cada correção de trabalho, em cada relatório.
  4. Por fim, e não menos importante, a Instituição que comemorou seus 14 anos de existência vem com êxito, desempenhando sua missão de ir transformando as realidades adversas do Sertão afora, através da concretização de projetos de vida, como o exemplo de Auriseu Pinheiro, que almejava ser escritor, e poder intervir, positivamente, nas transformações das realidades locais.