• Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo

Unicatólica > Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo > EGRESSOS > Egressos representaram a UNICATÓLICA no prêmio Opera Prima
Egressos representaram a UNICATÓLICA no prêmio Opera Prima
EGRESSOS

Egressos representaram a UNICATÓLICA no prêmio Opera Prima

Todo estudante universitário enfrenta o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em algumas instituições, esse trabalho é mais tranquilo, e em outras, um tanto quanto complexo, pois além da monografia, outros produtos são exigidos.

Após essa etapa da vida acadêmica, vem a busca por um lugar no mercado de trabalho e o reconhecimento profissional. E que bom seria se existisse algo que expusesse os trabalhos acadêmicos para um júri de renome do segmento, não é mesmo? Para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, isso existe e se chama Prêmio Opera Prima.

O Opera Prima é um concurso nacional de trabalhos finais de graduação de arquitetura e urbanismo. Em 2019, a disputa abriu as inscrições para universidades e recém-formados dos anos de 2017 e 2018 inserirem os artigos acadêmicos até o dia 06 de outubro.

Todos os estados brasileiros participam e inscrevem projetos, que são agrupados em cinco regiões. O concurso conta com cinco Comissões Julgadoras Regionais, compostas por três titulares, arquitetos e urbanistas, que julgam trabalhos pelas regiões diversas daquela a que pertencem.

Desse julgamento são selecionados 25 finalistas regionais, e desses, 5 são selecionados como vencedores nacionais.

A UNICATÓLICA, pela primeira vez, enviou trabalhos para a premiação. De acordo com o regulamento e o cadastro realizado, a instituição pôde indicar até dois trabalhos referentes aos formandos sem dependências dos anos de 2017 e 2018, para inscrição no 29º Opera Prima. Os trabalhos selecionados por uma comissão interna coordenada pela professora Dra. Cláudia Sales de Alcântara, do curso de Arquitetura e Urbanismo, foram: “Parque Cultural: um convite a viver a cidade”, do egresso Antônio Auriseu Nogueira Pinheiro, sob a orientação da professora Dra. Cláudia Sales de Alcântara; “Exbeerience Coworking em Quixadá”, da egressa Letícia Oliveira Cunha, sob a orientação da professora Esp. Manuella Martha Costa Matos Figlioulo.

Nesta edição, as instituições brasileiras de ensino de arquitetura indicaram 610 projetos de graduação concluídos em 2017 e 2018, dos quais 516 foram inscritos e participaram dos julgamentos regionais independentemente do resultado. Nossos egressos já são vitoriosos por representarem tão bem o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICATÓLICA em nível nacional, não deixando nada a desejar, concorrendo em pé de igualdade com os demais cursos existentes em território nacional.

Conheçam os trabalhos que representaram a UNICATÓLICA no 29º Prêmio Ópera Prima:

PROJETO de Antônio Auriseu Nogueira

PROJETO de Letícia Oliveira Cunha