• Blog do curso de Arquitetura e Urbanismo

Novo Coordenador do Curso de Arquitetura
GESTÃO

Novo Coordenador do Curso de Arquitetura

Foi realizada na UNICATÓLICA, no dia 09 de janeiro, a posse do novo Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Dr. Richard Hugh Bente.

Richard Hugh Bente, 49 anos, é natural de Minas Gerais, no entanto, desde os 13 anos, residia em São Paulo/SP. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, Dr. Richard Bente, também, possui formação paralela em Cinema, atuando na área de produção e cenografia de filmes publicitários. Simultaneamente à atividade em escritório de arquitetura, também realizou atividades voluntárias em Associações pró-moradia, na periferia de São Paulo, voltadas para atividades de interesse social. Constituiu e foi presidente da Construcoop – Cooperativa dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, entidade que regularizou e aprovou aproximadamente 30 loteamentos, 5 mil famílias ou mais de 25.000 pessoas.

Já trabalhando como professor, desde 1999, Richard Bente direcionou seu mestrado para a área de Tecnologia da Infraestrutura Urbana, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). No mesmo seguimento, realizou seu doutorado em Planejamento Urbano, na USP de São Carlos, ao mesmo tempo em que lecionava na UNESP – Universidade Estadual Paulista, em Presidente Prudente/SP.

Com 18 anos de experiência na área acadêmica, Dr. Richard Bente foi Coordenador do Curso de Arquitetura da UNIPAR – Universidade Paranaense, no Paraná, durante quatro anos. Ainda, atuou, durante dois anos, na ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, em Tocantins, no núcleo de Pós-graduação e Iniciação Científica.

Para o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICATÓLICA, o novo Coordenador pretende realinhar os programas de disciplinas, no intuito de trabalhar mais o regionalismo, além de aprimorar a interdisciplinaridade do curso. Ainda, visa a possibilidade de certificação intermediária em Design de Interiores & Paisagismo, Design do Objeto, Tecnologia das Edificações, entre outras, dispondo o curso em módulos e a interface com diversos cursos afins, como as engenharias. O Coordenador buscará uma maior valorização da expressão artística e criativa dos acadêmicos, aliando essas atividades às aulas práticas, além de inovar os métodos e técnicas pedagógicas.

Dr. Richard Bente ressalta a importância de coordenar um curso de graduação, a possibilidade de trabalhar novas ideias em relação a configuração do curso e, por consequência, a reconfiguração de um Arquiteto para uma região tão rica, culturalmente, mas que enfrenta problemas climáticos severos. Para ele, a UNICATÓLICA lhe possibilita a chance de trabalhar projetos sustentáveis, através de uma proposta criativa, voltando a experiência acadêmica dos alunos para o mercado de trabalho, além de dar continuidade ao desenvolvimento de pesquisas científicas.

Dr. Richard Bente ressalta sua crença na filosofia da Instituição, na metodologia de trabalho implementada nos cursos e tem em vista a possibilidade de contribuir para a formação de Arquitetos com experiências práticas e acadêmicas para atuarem na região, com responsabilidade social e ambiental, atendendo às necessidades da população, mas realizando uma produção de ponta sincronizada com os parâmetros contemporâneos.

Nesse contexto, a UNICATÓLICA deseja boas-vindas ao Dr. Richard Bente.