• Blog do Curso de Ciências Contábeis

Unicatólica > Blog do Curso de Ciências Contábeis > CURSO > Curso de Ciências Contábeis celebra 15 anos e parabeniza os profissionais de Contabilidade pelo seu dia (25 de abril)
Curso de Ciências Contábeis celebra 15 anos e parabeniza os profissionais de Contabilidade pelo seu dia (25 de abril)
CURSO

Curso de Ciências Contábeis celebra 15 anos e parabeniza os profissionais de Contabilidade pelo seu dia (25 de abril)

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o Prof. Me. Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Coordenador do curso de Ciên­cias Contábeis da UNICATÓLICA, respondeu questões que abordam sobre o perfil do profis­sional de Contabilidade.

  1. Como o profissional que trabalha com Contabilidade pode se manter atualizado? Os profissionais da área contábil enfrentam, diaria­mente, os desafios de dominar o complexo ce­nário da legislação tributária brasileira, conhecer as novas tecnologias e repassar, aos clientes, as informações da empresa de forma simples. As­sim, cria a necessidade de uma atualização pro­fissional onde o contador esteja constantemente participando de seminários, cursos, palestras, sejam na modalidade presencial ou a distância. É importante destacar que o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) sempre disponibiliza cursos com os temas mais relevan­tes do momento para os contadores de todas as regiões do estado.
  1. Qual a importância de se manter atualizado? Cabe ao profissional de contabilidade perceber que, se mantendo atualizado, ele irá reduzir os possíveis erros e otimizar o tempo gasto de suas atividades, evitando retrabalhos.
  1. Além de capacitações presenciais, o que mais o profissional pode fazer? A cada dia, a vida do pro­fissional de contabilidade torna-se mais tecnológica, seja em seu momento de estudo ou trabalho. Hoje, temos como aliado a Educação a Distância que nos proporciona excelentes capacitações (cursos, pales­tras, congressos, entre outros), de acordo com nosso tempo e local.
  1. Tem alguma(s) área(s) ou tema(s) em alta no momento que os profissionais formados em Ciên­cias Contábeis devem estar mais atentos? Sou um defensor da Contabilidade Pública e Ética Profissio­nal. Acredito que são áreas fundamentais para me­lhoria da orçamentação brasileira, principalmente, pelo momento que estamos vivenciando. Ademais, devemos dar atenção às Resoluções e Normas do Conselho Federal de Contabilidade, aos Pronun­ciamentos emitidos pelo Comitê de Pronuncia­mentos Contábeis, além da legislação societária, fiscal e previdenciária.
  1. A UNICATÓLICA oferece alguma pós-gra­duação ou curso de capacitação permanente para egressos das Ciências Contábeis? Oferecemos o curso de Pós-Graduação Lato Sensu mais procurado na Região do Sertão Central: Especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Atualmente, também, sou coordenador desta Pós-graduação, onde temos 4 (quatro) turmas, e estamos lançando a quinta turma, devido a gran­de procura pelos profissionais de contabilidade.
  1. Há algo mais que você gostaria de acrescen­tar sobre o tema? Percebo que, cada vez mais, os profissionais de contabilidade estão reconhe­cendo a necessidade da capacitação permanente. Ademais, precisamos estar dominando as novas tecnologias para torná-las um diferencial compe­titivo de nossas empresas contábeis.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário