• Blog do Curso de Ciências Contábeis

Homenagem ao Dia do Contador
DATAS COMEMORATIVAS

Homenagem ao Dia do Contador

Anualmente, no dia 22 de setembro, é comemorado o Dia do Contador – dia do Bacharel em Ciências Contábeis. A data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, pelo então presidente Getúlio Vargas. Atualmente, segundo o Conselho Federal de Contabilidade, o CFC, existe no Brasil mais de 350 mil contadores. Aqui no Ceará são quase 9 mil.

O contador é o profissional responsável que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. É fundamental em qualquer economia e está presente em praticamente todas as atividades humanas. É cada vez mais comum vermos esses profissionais envolvidos no processo de tomada de decisão, uma vez que ninguém melhor do que eles para interpretar certos dados.

Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade moderna, dizia que “dentre as verdades, como afirmam Aristóteles e Averróis, as nossas matemáticas são as mais verdadeiras, estão no primeiro grau de certeza e a estas seguem todas as demais ciências naturais”.

Toda profissão é fruto de construção social, nasce de uma necessidade de seu tempo e, também, há constantes evoluções que se moldam com a realidade do mundo atual. Com a contabilidade não é diferente. Ao longo do tempo, se adaptou às novas necessidades de seus usuários e com o surgimento de novos instrumentos e novos conhecimentos possibilitou que chegasse à ciência como a conhecemos hoje.

Nesta semana os olhares se voltam aos contadores, auditores, peritos e à reflexão sobre sua responsabilidade dentro de uma sociedade marcada pela falta de transparência. Esse cenário vem mudando com o avanço da tecnologia e esses escândalos têm que fortalecer a imagem do contador, afinal ele é um agente fundamental no controle. Outro aspecto importante é a conscientização do empresariado como um todo sobre o papel do contador em suas empresas, pois, ainda hoje, muitos empreendedores tem a visão de que o contador é um mal necessário para seu negócio. Contudo, o contador tem e sempre terá um papel de destaque no desenvolvimento econômico do mundo, devendo ser reconhecido e valorizado por isso.

Aproveito para homenagear meus mestres, contadores da UNICATÓLICA e colegas acadêmicos. Possuir boas referências é essencial na construção de uma carreira de sucesso. Ao conhecer a trajetória de profissionais exemplares, como estes, é possível se inspirar e seguir caminho semelhante para, dessa forma, atingir no futuro a tão almejada realização profissional.

Texto de Cristina Nogueira Nobre, aluna do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis da UNICATÓLICA.

 

 

 

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário