• Blog do Curso de Direito

Unicatólica > Blog do Curso de Direito > CURSO > Curso adere ferramentas interativas em processo de ensino e aprendizagem
Curso adere ferramentas interativas em processo de ensino e aprendizagem
CURSODISCENTES

Curso adere ferramentas interativas em processo de ensino e aprendizagem

O inesperado pode acontecer, a pandemia proporcionou uma mudança em nossas rotinas. As aulas tornaram-se remotas, houve a possibilidade de utilizar diversas ferramentas tecnológicas como apoio no processo de aprendizado. Nesse sentido, o curso de Direito aderiu integralmente às ferramentas interativas para tornar o processo de ensino e aprendizado atrativo e possibilitando diversos modelos.
Assim, realizaram-se aulas em tempo real pelo Google Meet, e aproveitou-se a oportunidade para fazer conexão.

Em 07 de abril, na disciplina de Ética Profissional, a professora Ana Paula convidou a Dra. Kelly Campos, advogada, mediadora judicial, facilitadora em Justiça Restaurativa com atuação em Ponta Grossa-PR para dialogar com os alunos do 10º semestre sobre a implementação de métodos autocompositivos no escritório de advocacia. Foram presentes assuntos como mediação extrajudicial, comunicação não violenta, círculos de construção de paz.
O debate foi rico e gerou inquietação perante os alunos sobre essa nova possibilidade para realizarem em seus futuros escritórios.

No dia 02 de abril, foi proposta uma aula com um adereço a mais, a fantasia, possibilitando um ambiente virtual alegre. A temática de provas e efeitos do casamento, na disciplina de Direito de Família, contou com os alunos do 6º semestre e a prof.ª Ana Paula Gomes fantasiados.

Em 11 de abril, a professora Ana Paula Gomes conduziu um Círculo de Construção de Paz com alunos do curso de Direito e contou com a participação da psicóloga Elenilda do Nascimento, integrante da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Secretaria de Educação do Município de Quixadá. Objetivou-se nesse encontro saber como todos estavam se sentindo nesse período da quarentena e estabelecer conexões, possibilitando uma escuta qualificada.
Ao final, todos se sentiram mais aliviados, com a sensação de que não estão sozinhos e sim acompanhados.

O grupo de pesquisa Direito & Autocomposição continua com suas atividades de pesquisa, debate e produção, com reuniões às quartas-feiras para realização dos estudos.

Outro grande ponto positivo que se pôde verificar em meio à quarentena foram o seguimento dos atendimentos das demandas advindas das relações de consumo pelo Procon da UNICATÓLICA que, através do fornecimento e publicização de seu endereço eletrônico passar a realizar as orientações consumeristas através de e-mail.
Nesse contexto a professora Semiramys Tomé pudera realizar o atendimento dos reclamados via prestação de orientação com o envio das dúvidas dos mesmos através do e-mail institucional do Procon da IES, fato este que fora bem aceito e acionado pelos consumidores, haja vista que durante o mês de abril de 2020 o Procon UNICATÓLICA realizara de forma virtual o atendimento e orientação de 26 reclamantes quanto às dúvidas advindas de suas relações de consumo.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário