• Blog do Curso de Direito

Unicatólica > Blog do Curso de Direito > CURSO > Curso de Direito é destaque na UNICATÓLICA
Curso de Direito é destaque na UNICATÓLICA
CURSO

Curso de Direito é destaque na UNICATÓLICA

O curso de Direito da UNICATÓ­LICA surgiu de uma necessidade muito comum aos cearenses resi­dentes no interior do Estado: ter que migrar para Fortaleza em busca de uma formação de Ensino Superior de sua predileção, tendo em conta, à época, a irrisória e pouco diversifica­da oferta de cursos.
Obstinada a oferecer um curso que se tra­duzisse em uma formação de qualidade e ob­jetivando o atendimento de uma considerável demanda no Sertão Central e regiões circun­vizinhas, a UNICATÓLICA iniciou o projeto de constituição do curso de Direito, obtendo, no ano de 2005, autorização do Ministério da Educação (MEC).

Com duração de 05 (cinco) anos, o curso de Direito possui dados expressivos, que refle­tem o compromisso com a qualidade na pres­tação de serviços educacionais: Nota 04 na avaliação do MEC (Renovação de Reconhe­cimento). Nota 04 no ENADE/CPC (apenas 5 cursos no Estado possuem essa avaliação), satisfatória aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (EOAB), nos concur­sos públicos e em cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

Comemorando os seus 15 anos de existên­cia, o curso, guiado por valores cristãos, éti­cos e humanos, dispõe de uma larga oferta de serviços à comunidade por meio de projetos de pesquisa (Grupos de Ciências Criminais, Mediação, Constituição e Democracia e Au­tomação e Tributação), extensão e do Núcleo de Práticas Jurídicas, sendo sinônimo, por for­ça das diversas e relevantes parcerias (OAB, Defensoria Pública, TJ/CE e Assembleia Le­gislativa do Estado), de engrandecimento do acesso à justiça no interior do Estado.

O curso, atualmente, conta com 451 alu­nos matriculados, tendo formado, durante sua existência, aproximadamente 600 bacha­réis em direito, possuindo um corpo docente qualificado (70% dos professores são mestres ou doutores) e com larga experiência profissional. Preocupada com a formação con­tínua de seus professores, a UNICATÓLICA firmou parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) para oferecer, no campus da UNICATÓLICA em Quixadá, um doutorado interinstitucional, objetivando, até 2023, possuir um corpo docente composto, majoritariamente, por doutores, fortalecendo as práticas de pesquisa e extensão hábeis ao desenvolvimento regional.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário