• Blog do Curso de Direito

Egressa em destaque
EGRESSOS

Egressa em destaque

Maria Tânia Torres é egressa do curso de Direito da UNICATÓLICA. Atualmente, faz parte da primeira turma de estagiários pós-graduandos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, vaga que conquistou através de seleção pública no início de 2019, logo após a formatura.

Sua vida acadêmica foi marcada pela vivência intensa da proposta discente. Participou de grupos de pesquisa e extensão em áreas diversas, foi bolsista da iniciação científica e, na oportunidade, trabalhou em um projeto pioneiro no Nordeste, o qual possibilitou a aplicação da Justiça Restaurativa em processos no âmbito da violência doméstica, enriquecendo e diversificando a sua visão enquanto pesquisadora.

A rotina de estudos e a sede por aprender lhe tornou aluna de dois cursos de pós-graduação, um na área jurídica e outro na educacional, paixões que lhe definem, de maneira que impulsionaram à função de facilitadora na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, onde realiza capacitações e ministra palestras na seara dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na formação continuada dos estagiários de graduação do referido órgão, bem como ao engajamento no grupo de estudos em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura do Ceará, momento em que foi convidada a participar do Esmecast, canal da ESMEC em plataformas de áudio, para discorrer sobre a situação da Pessoa com Deficiência em tempos de pandemia. O assunto enseja, ainda, produção acadêmica que se encontra em construção proveniente do grupo de estudos em comento e da temática ora tão pertinente.

Ademais, faz parte de um coletivo de mulheres com deficiência do Ceará, deliberando sobre os direitos e deveres da classe, sobretudo das mulheres cegas e com baixa visão, o que é o seu caso.

“A equipe do corpo docente do curso de Direito da UNICATÓLICA foi essencial na minha formação, posto que fomentou a minha vocação pela docência e pela pesquisa, sou grata aos mestres que me fizeram aprendiz e me tornaram a profissional responsável e comprometida que sou hoje”, declarou a egressa.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário