• Blog do Curso de Direito

Unicatólica > Blog do Curso de Direito > JORNADAS > VI Jornada Acadêmica de Julgamentos Fundamentais (JOAJUF)
VI Jornada Acadêmica de Julgamentos Fundamentais (JOAJUF)
JORNADAS

VI Jornada Acadêmica de Julgamentos Fundamentais (JOAJUF)

Nos dias 11 a 13 de dezem­bro, ocorreu a VI Jornada Acadêmica de Julgamen­tos Fundamentais (JOAJUF), opor­tunidade em que foram analisadas diversas colisões de direitos funda­mentais envolvendo os seguintes temas: “Material Genético”, “Pro­va do ENEM e atribuição de nota zero para discurso contra os direi­tos humanos”, que contou com a participação especial de egressos do curso de Direito, “Aplicativo SA­RAHAH” e “Internação compulsó­ria de viciados em drogas”.

Nessa dinâmica, os alunos matri­culados na disciplina de direitos e garantias fundamentais assumiram o protagonismo na construção do saber ao simularem a realização de julgamentos como se estivessem perante ao Supremo Tribunal Fe­deral (STF) que, no caso, foi subs­tituído pelo Supremo Tribunal de Julgamentos Fundamentais (STJF), composto por alunos que já cursa­ram aquela disciplina e que assumi­ram o papel de julgadores nesses casos.

Dentre as várias categorias pre­miadas na VI edição da JOAJUF AWARDS, destacam-se: a) me­lhor equipe: Ana Geórgia, Cláudio Roberto, Débora Ribeiro, Maikon Cavalcante, Mírian Melo, Raysa de Oliveira e Ticianne Lourenço; b) Melhor Julgador do STJF: Ygo do Nascimento Cruz e c) Melhores Oradores: Maikon Cavalcante e Giovani Alves.

Em pesquisa de satisfação, realiza­da com os participantes da IV JO­AJUF, 97,6% entenderam que os Julgamentos Fundamentais são de grande relevância para a formação acadêmica dos discentes.

Nessa edição, foi realizada a IV Gincana da Solidariedade com os alunos do curso de Direito, que ob­jetivou arrecadar alimentos não pe­recíveis, roupas e calçados usados para fins de realização de bazar em prol da Associação Grão de Mostar­da (AGM). Foram arrecadados 152 kg de alimentos e 351 peças de rou­pas/calçados, totalizando 503 itens arrecadados. Além disso, foram distribuídos 142 brinquedos novos pelos alunos, professores e funcio­nários da UNICATÓLICA para as crianças da AGM que escreveram cartinhas para Papai Noel pedindo presentes no Natal.

A AGM, localizada no bairro Campo Velho, em Quixadá/CE, re­aliza trabalho social na formação de crianças e adolescentes situados em área de risco, sendo um importante instrumento de cidadania e, nesse sentido, a IES cumpre o seu papel de não apenas formar pessoas, mas, também, transformar realidades.