• Blog do Curso de Enfermagem

Unicatólica > Blog do Curso de Enfermagem > AÇÃO SOCIAL > Alunas realizam ação na UTI do Hospital Regional do Sertão Central
Alunas realizam ação na UTI do Hospital Regional do Sertão Central
AÇÃO SOCIAL

Alunas realizam ação na UTI do Hospital Regional do Sertão Central

Francisca Erika Rodrigues de Almeida, aluna do 8º semestre do curso de Enfermagem e integrante do Grupo de Estudos em Saúde do Adulto e Assistência de Enfermagem, Coordenado pelas professoras Me. Regina Kelly Gomes e Dra. Samia Jardelle Maniva, e Maria Norma Pinheiro Maia, aluna do 8º semestre do curso de Odontologia, puderam vivenciar uma situação em que a música foi uma forma de trabalhar a humanização, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Sertão Central.

As alunas contam que uma paciente jovem, traqueostomizada e em ventilação mecânica, com doença degenerativa, estava internada há cerca de 20 dias na UTI do Hospital Regional. Apesar de traqueostomizada, ela conseguia se comunicar, através da fala e da escrita. No entanto, há cerca de uma semana, a equipe identificou sinais de depressão e trouxeram o caso até a coordenação da unidade, que encontraram, na música, uma forma de tornar o ambiente da paciente mais confortável e agradável.

Assim, os cuidados na UTI devem incluir a integralidade do paciente, buscando ações voltadas para todas as dimensões do ser humano, levando os profissionais de saúde a perceberem o paciente em todos os aspectos: biológicos, psíquicos, culturais, sociais e espirituais.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário