• Blog do Curso de Enfermagem

III Cerimônia da Lâmpada
CERIMÔNIA DA LÂMPADA

III Cerimônia da Lâmpada

A III Cerimônia da Lâmpada do curso de Enfermagem ocorreu no Auditório Dom Hélder Câmara, no dia 06 de dezembro. Neste momento, os discentes do 10º Semestre do curso de Enfermagem entregaram a lâmpada para os alunos do 9° Semestre.

Esse evento é um marco característico dos cursos de Enfermagem, pois ele representa a conclusão do curso de graduação. A cerimônia tem o significado da enfermagem, que é assistir aos pacientes com “dedicação, amor e paciência”. A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência à Florence Nightingale que, durante a Guerra da Criméia (1853-1856), trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.

A Cerimônia funciona da seguinte forma: um aluno formando entrega a Lâmpada para um aluno do ano anterior, recomendando que ele ajude a manter sempre acesa aquela chama do ideal e, a cada turma que se forma, a lâmpada é passada para as turmas anteriores, mantendo o ritual. Tais simbolismos acompanham os momentos marcantes das escolas de enfermagem e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário