• Blog do Curso de Enfermagem

Unicatólica > Blog do Curso de Enfermagem > GRUPOS DE ESTUDO > Grupo de estudo retorna as atividades
Grupo de estudo retorna as atividades
GRUPOS DE ESTUDO

Grupo de estudo retorna as atividades

O Grupo de Estudo em Saúde do Adulto e Assistência de Enfermagem, Coor­denado pelas professoras Me. Regina Kelly G. Gomes e Dra. Samia Jardelle C. de F. Maniva, retornou as atividades, nesse semestre 2018.2, com a proposta de discutir 02 pro­tocolos de segurança do paciente: Identifi­cação do paciente e Higienização das mãos.

A segurança do paciente é definida como a redução, minimamente aceitável, do risco de dano desnecessário ao paciente, sendo asso­ciado ao cuidado de saúde.

O Protocolo de Identificação do paciente tem por finalidade garantir a correta identi­ficação do paciente, com o propósito de re­duzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

O protocolo de Higienização das mãos tem por finalidade instituir e promover a higie­ne das mãos, nos serviços de saúde do país, com o intuito de prevenir e controlar as Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles en­volvidos nos cuidados aos pacientes.

As discussões são alternadas, com simula­ções práticas, em laboratório de enferma­gem, e orientações de trabalhos científicos, tendo sido agraciado, no início do semestre, com a publicação do artigo “Tecnologias educativas para educação em saúde no aci­dente vascular cerebral: revisão integrativa”, fruto da tese de doutorado da Prof.ª Samia Jardelle, na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEN), com qualis A2.

O grupo se reúne toda quinta-feira, das 12h às 13h, e conta, atualmente, com 15 alunos de diversos semestres do curso de En­fermagem da UNICATÓLICA.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário