• Blog do Curso de Enfermagem

Discentes do Curso de Enfermagem realizam a Cerimônia da Lâmpada
HOMENAGENS

Discentes do Curso de Enfermagem realizam a Cerimônia da Lâmpada

No dia 29 de novembro, os discentes do 10º semestre do Curso de Enfermagem realizaram, na abertura da IV Mostra Interdisciplinar, a Cerimônia da Lâmpada.

A Cerimônia da Lâmpada é uma tradição antiga dos cursos de enfermagem, marcando a conclusão de curso de mais uma turma da graduação. A cerimônia tem o significado da enfermagem, que é assistir aos pacientes com “dedicação, amor e paciência”. A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale que, durante a Guerra da Criméia (1853-1856), trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.

A Cerimônia funciona da seguinte forma: um aluno formando entrega a Lâmpada para um aluno do ano anterior, recomendando que ele ajude a manter sempre acesa aquela chama do ideal e, a cada turma que se forma, a lâmpada é passada para as turmas anteriores, mantendo o ritual. Tais simbolismos acompanham os momentos marcantes das escolas de enfermagem, e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões.

enfermagem

Por: paulojorge