• Blog da Extensão

Unicatólica > Blog da Extensão > EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL > A UNICATÓLICA por uma Educação Sustentável
A UNICATÓLICA por uma Educação Sustentável
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

A UNICATÓLICA por uma Educação Sustentável

O projeto “A UNICATÓLICA por uma Educação Sustentável” é um projeto interdisciplinar que contempla ações de todos os cursos de Graduação da Instituição. As ações do referido projeto iniciaram em fevereiro de 2018 e serão encerradas em novembro do ano corrente.

O cumprimento do cronograma de atividades expostas no projeto pode ser exemplificado, através das ações já desenvolvidas pelos cursos de Farmácia, Odontologia, Teologia, Psicologia, Enfermagem e Extensão Universitária.

Curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem, nos dias 16 e 23 de março, realizou um treinamento para profissionais na parada cardiorrespiratória, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, sob coordenação do Prof. Me. Paulo Jorge Oliveira Ferreira.

Curso de Farmácia

Em fevereiro, o curso de Farmácia realizou atividades na Casa de Repouso Remanso da Paz, sob mediação da Prof.ª Me. Elane Coutinho.

Curso de Odontologia

O curso de Odontologia realiza assistência odontológica para vinte crianças carentes da APAPEQ. Essa atividade ocorre mensalmente, sob mediação do Prof. Dr. Juscelino Freitas.

Outra ação é realizada na Associação Grão de Mostarda, onde ocorre o levantamento epidemiológico e palestra educativa sobre a importância da escovação e as práticas de escovação nas crianças. Essa ação possui a coordenação das professoras Sofia Vasconcelos e Elane Coutinho.

Curso de Psicologia

O Projeto UNIDOBEM, no dia 21 de março, juntamente com as discentes do curso de Psicologia, Isis Gabrielly, Dara Kércia Pinheiro e Mirley Romão, desenvolveu uma atividade de Educação em Saúde com as crianças assistidas pela Organização Grão de Mostarda.

A ação é parte da disciplina de Práticas Integrativas VIII, supervisionadas pela Prof.ª Esp. Anice Holanda, em colaboração ao Projeto Interdisciplinar UNIDOBEM, tendo à frente a Prof.ª Me. Elane Coutinho.

Foi um trabalho voltado para a prevenção de acidentes domésticos, com atividades lúdicas estruturadas, votadas para a conscientização e o cuidado com a integridade física de si próprio e de outras crianças no ambiente doméstico em relação aos produtos e objetos que oferecem risco.

Considerando que as crianças em foco vivem em situação familiar vulnerável, o senso do autocuidado é um fator importante para a vida das crianças. A ação dos discentes é parte de um projeto de intervenção que é produto final das práticas integrativas.

Curso de Teologia

O curso de Teologia e a Extensão Universitária estiveram presentes na Comunidade Visitação, na Escola Maria Mãe da Visitação, no dia 13 de março, em efetivação de ações do projeto. Essas ações se caracterizam por dinâmicas interativas, contação de histórias, doações de material escolar e produtos alimentícios. Todas as ações realizadas foram programadas e recomendadas em reunião com o Grupo Gestor da Comunidade.

Extensão Universitária

A Extensão Universitária realizou atividades de Planejamento sobre as ações desenvolvidas no projeto com o grupo Gestor da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ) e com o grupo Gestor da Escola Rainha da Paz. Foi consolidada uma parceria com a Escola Rainha da Paz. Essa parceria colocará em prática as ações do Projeto Evangelizar e Educar.

A Extensão Universitária está desenvolvendo a Oficina sobre Planejamento Financeiro, ministrada pelo Prof. Me. Rivelino Costa, tendo como público-alvo os colaboradores da Instituição, que objetiva orientar o público sobre a importância de um planejamento financeiro nas conquistas dos sonhos de cada um.

Essa atividade tem como metodologia aulas expositivas, trocas de experiências e vivências, atividades questionadoras, levantamento de hipóteses, montagem de planilhas e feedback. No mês de abril, haverá nova turma.

O Coordenador Comunitário de Extensão Universitária, Prof. Pós-Dr. Michel Araújo, no dia 15 de março, visitou as rádios Liderança e Cultura de Quixadá, com o escopo de divulgar para toda população de Quixadá e adjacências, os serviços realizados pela IES, como: cursos, atendimentos odontológicos, fisioterapêuticos, psicológicos, jurídicos e administrativos, tendo como culminância a divulgação dos cursos de Pós-Graduação, que hoje são destaques em todo Estado Ceará.