• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > AÇÕES EDUCATIVAS > II Campanha de Doação de Sangue na UniCatólica: um recorde de Doações! 158 Bolsas doadas!
AÇÕES EDUCATIVASDOAÇÃO DE SANGUE

No último dia 22 de novembro, ocorreu a II Campanha de Doação Sanguínea na UNICATÓLICA, com o tema: Faça a Vida Fluir nas veias de quem precisa! O evento contou com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e foi promovido por alunos da Disciplina de Banco de Sangue e Leite do curso de Farmácia (8º Semestre) e contou com a participação e a solidariedade de mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores da Instituição.

Em entrevista com o Prof. Me. Edmir Fraga, coordenador do evento, o mesmo ressaltou a importância da doação: “O tema principal dessa e de todas as campanhas sempre será salvar vidas através do ato de amor, voluntário e de solidariedade pela Doação Sanguínea. Sabemos que uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até 04 vidas, uma vez que o material pode ser separado em diferentes hemocomponentes e hemoderivados que podem ser utilizados nas mais diversas situações clínicas.”

Segundo o professor, a demanda por bolsas sanguíneas é alta, existindo a necessidade de abastecimentos dos estoques sanguíneos, visto que ocorre uma diminuição significativa de doação e a necessidade de pacientes em tratamento é constante. “Estamos felizes com a campanha, pois superamos a nossa meta que era de 70 doações. Conseguimos 158 doações, algo pouco alcançado em grandes campanhas, fazendo história em coletas externas realizadas pelo HEMOCE do Sertão Central. Esse sucesso deve-se muito aos alunos que empenharam-se na captação desses doadores, a Coordenação Acadêmica e a Instituição por acreditarem e abrirem às portas para realização desse ato voluntário”, destacou.

O professor, ainda, ressaltou que esta as campanhas de doações sanguíneas se tornaram um marco/legado do curso de Farmácia da UNICATÓLICA.

A doação deve ser frequente para a manutenção do estoque no HEMOCE, além da conscientização desse ato de amor ao próximo. Faça a Vida fluir nas veias de quem precisa! Doe Sangue!

doacao-de-sangue

doacao-de-sangue3