• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > DATAS COMEMORATIVAS > Homenagem ao Dia do Farmacêutico
Homenagem ao Dia do Farmacêutico
DATAS COMEMORATIVAS

Homenagem ao Dia do Farmacêutico

O dia 20 de janeiro é a data destinada à comemoração do “Dia do Farmacêutico”, escolhida em 1916 pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) que, naquela época, se tratava da maior instituição representativa da categoria no país.

Nos últimos anos, houve uma ascensão no mercado de trabalho, em benefício da categoria farmacêutica, citando como exemplo o crescente avanço da Farmácia Clínica, bem como do Farmacêutico Clínico, sendo esse crescimento atrelado à conquista da prescrição farmacêutica, contribuindo para uma atuação profissional muito mais voltada a parte clínica e assistencial, implicando em uma melhor visualização e na extensão da relação do mesmo com a sociedade/paciente.

A prescrição farmacêutica caracteriza-se como o ato pelo qual o Farmacêutico pode selecionar e documentar terapias farmacológicas e não farmacológicas, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente. Bastante evidente, encontra-se, também, a área da farmácia estética, uma área com grande viabilidade e que se mostra de grande valor para o crescimento do profissional farmacêutico.

Nesse sentido, o princípio da formação no curso de Farmácia tem sido pautado na formação de profissionais generalistas. A área dispõe de inúmeras oportunidades com a incrível marca de mais de 74 áreas de atuação. Desse modo, o Farmacêutico generalista está apto a realizar funções voltadas para os diferentes campos de atividade, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de resolução.

As atividades vão da umbilical Farmácia Magistral (manipulação alopática e homeopática) à engenharia genética; da assistência farmacêutica (com foco não só no medicamento, mas no paciente) ao armazenamento de células-tronco colhidas de cordão umbilical com fins terapêuticos; das análises clínicas à citopatologia; da Rádiofarmácia à produção e controle de qualidade de medicamentos, entre outras como: Bromatologia; Administração Hospitalar; Fitoterapia; Ensino; Vigilância Sanitária e serviços em Saúde Pública, tais como o meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social.

A Catho (site brasileiro de classificados de empregos) elencou seis profissões que deverão estar em alta neste ano de 2018. Em segundo lugar, vem a área farmacêutica como aposta para contratar bem neste ano. As profissões de farmacêutico e bioquímico, conforme a Catho, são as que mais se destacam no segmento. “O segmento farmacêutico foi um dos poucos que conseguiram remar contra a maré, enquanto a crise econômica estagnava e derrubava outros segmentos de mercado. Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), as contratações na indústria farmacêutica aumentaram 20% no último ano. Outro dado da associação é o aumento no faturamento do segmento: 21,7%”, disse a Catho.

É de suma relevância afirmar que a profissão farmacêutica tem-se consolidado ao longo dos anos e assumido diante da sociedade um papel fundamental, no que diz respeito tanto a oferta de serviços de promoção de saúde (cuidado farmacêutico ao paciente), ampliando o reconhecimento do profissional perante a sociedade e concretizando a ideia de profissional de confiança. Com a valorização da área, o farmacêutico especializado pode lograr êxito no mercado, garantindo maior rentabilidade e poder dentro de sua área.

A UNICATÓLICA, através da Coordenação do curso de Farmácia, parabeniza os Farmacêuticos pelo seu dia.

Por: edmirfraga