• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > DOAÇÃO DE SANGUE > 1ª campanha de doação de sangue e medula óssea na Unicatólica: um marco institucional
DOAÇÃO DE SANGUE

Foi realizado no último dia 22 de março a 1ª Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea na Unicatólica em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (HEMOCE). O evento foi promovido por alunos da Disciplina de Banco de Sangue e Leite do curso de Farmácia (8º Semestre) e contou a participação e a solidariedade de mais de 300 pessoas entre alunos, professores e colaboradores da Instituição.

Em entrevista com o Prof. Me. Edmir Fraga, coordenador do evento, o mesmo ressaltou a importância da doação. “O tema principal dessa e de todas as campanhas sempre será salvar vidas através do ato de amor, voluntário e de solidariedade pela Doação Sanguínea, além de promover o cadastramento de doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Sabemos que uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até 04 vidas, uma vez que o material pode ser separado em diferentes hemocomponentes e hemoderivados que podem ser utilizados nas mais diversas situações clínicas”, ressalta.

Segundo o professor, em feriados prolongados a demanda por bolsas sanguíneas é alta, existindo a necessidade de abastecimentos dos estoques sanguíneos, visto que ocorre uma diminuição signifi cativa de doação e a necessidade de pacientes em tratamento é constante. “Estamos felizes com a campanha, pois superamos a nossa meta que era de 70 doações e 50 cadastramentos no REDOME. Conseguimos 100 doações e 85 cadastramentos, algo pouco alcançado em grandes campanhas. Esse sucesso deve-se muito aos alunos que empenharam-se na captação desses doadores, a Coordenação Acadêmica e a Instituição por acreditarem e abrirem às portas para realização desse ato voluntário.”

O professor ainda ressaltou que esta foi a primeira de muitas campanhas, pois a doação deve ser frequente para a manutenção do estoque no HEMOCE, além da conscientização desse ato de amor ao próximo.

Por: Jefferson Leonel