• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > FARMÁCIA VIVA > Inauguração do novo polo Farmácia Viva na UNICATÓLICA
Inauguração do novo polo Farmácia Viva na UNICATÓLICA
FARMÁCIA VIVA

Inauguração do novo polo Farmácia Viva na UNICATÓLICA

No dia 14 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura do V Encontro de Plantas Medicinais, sob a coordenação da prof.ª e farmacêutica Me. Cinara Vidal Pessoa, para comemorar o dia da planta medicinal, data instituída dia 21 de maio, em homenagem ao nascimento do professor emérito da UFC, Dr. Francisco José de Abreu Matos, criador do projeto “Farmácias Vivas”, primeiro programa de assistência social farmacêutica.

Na cerimônia, houve a participação da ilustríssima prof.ª Dra. Mary Anne Bandeira, Coordenadora do programa Farmácia Viva da UFC, e da prof.ª Dra. Andréa Ramalho, Supervisora do NUFITO da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, que oficializaram a “Farmácia Viva UNICATÓLICA – Tipo III” de acordo com o Decreto Estadual 30.016/09 e RDC N°18/13 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A placa de identificação da Farmácia Viva recebeu o nome do primeiro coordenador do curso de Farmácia, Dr. Rivelilson Mendes Freitas (in memoriam).

Durante a tarde, o evento continuou com o Curso Básico de Aromaterapia Científica, ministrado pela Farmacêutica Me. Kellen Miranda Sá, da UFC e membro filiada da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia.

Com comprovação científica para uso medicinal e oriundas do Núcleo de Fitoterápicos da Secretaria de Saúde do Estado, o Horto de Plantas Medicinais da UNICATÓLICA apresenta cerca de 25 espécies vegetais com certificação botânica, dentre as principais estão: acerola, açafrão, alecrim-pimenta, alfavaca-cravo, babosa, capim-santo, chambá, colônia, confrei, erva-cidreira, hortelã-japonesa, hortelã-rasteira, romãzeira, malvarisco e malva-santa.

As atividades realizadas podem levar às comunidades a dois níveis de atendimento na área de fitoterapia: o primeiro refere-se à preparação de fitoterápicos conforme técnicas farmacêuticas, com prescrição, orientação e dispensação. Dentre os principais fitoterápicos preparados, têm-se o sabonete líquido e tintura de Alecrim-pimenta (antisséptico tópico contra fungos e bactérias – usado em ferimentos e micoses), tintura de Malva-santa (hipossecretor gástrico e estomáquico), xarope de Chambá (broncodilatador e expectorante), pomada de Babosa (cicatrizante tópico de ferimentos e queimaduras), pomada de Confrei (cicatrizante tópico – ferimentos e queimaduras), elixir de Aroeira (tratamento de gastrite e úlcera gástrica), creme de Aroeira (cervicite e cervicovaginite), cápsulas de Erva cidreira (ansiolítico – sedativo leve), gel de Babosa e Arnica (anti-inflamatório – contusões e distensões). Estes, em breve, serão disponibilizados, com custo reduzido para a comunidade, na Farmácia Universitária Irmã Dulce.

O segundo tipo de atendimento está relacionado à orientação sobre o uso correto de plantas medicinais com apoio técnico-científico, incluindo preparações de remédios caseiros (chás, lambedor, emplastro, banho, sumo, inalações, suco, compressa, sabonetes, dentre outros), através de projetos de extensão. Além disso, são fornecidas mudas para implantação de novos hortos medicinais em instituições de ensino e Unidades básicas de Saúde, ONGs e visitação técnica mediante agendamento.

A equipe da Farmácia Viva UNICATÓLICA é composta pela professora e Farmacêutica Me. Cinara V. Pessoa, pela Farmacêutica Nadinny M. de Castro, pelo Agrônomo Dr. Sérgio H. Mattos, pela técnica em Química, Maria Célia Rocha, e pelo auxiliar do horto medicinal, Francisco Ednaldo Eufrásio. Caso haja interesse em agendar visitas técnicas, oficinas de preparações de remédios caseiros com plantas medicinais em instituições de ensino, ONGs, Unidades de Saúde em Quixadá ou em cidades circunvizinhas, entrar em contato pelo telefone (88) 3412.6723 ou (88) 3412.6724.

Durante o V Encontro de Plantas Medicinais, a prof.ª Dra. Mary Anne Bandeira recitou o Poema “Salmo do Farmacêutico em Louvor ao Medicamento” de autoria.

“Designados fomos por Deus para te conhecer medicamento. Sejas bendito porque exaltas a nossa existência, através de tuas ações tão necessárias, adestras as nossas mãos para te manipular, conforme a tua natureza química, sólido ou líquido, amargo ou doce. Penetras as entranhas de um corpo, bloqueando ou estimulando, curas os doentes e abatidos. Possuis fórmula, modo de absorção e destino, acalmas a ansiedade de quem sofre, regulas o pulsar do coração. Cantemos à ti um cântico de gratidão. Louvamos-te, mas é preciso que estejas além do pão, na mesa dos pobres e excluídos. Pesquisamos-te, pois a tua substância não nos pode ser oculta. Doenças incuráveis ainda nos assolam, e desfalecem-se os olhos desejando tua ajuda. Em ti pomos a nossa confiança, mas contigo aprendemos a lição do bom senso, pois se teus mecanismos te conduzem para o mal, que as nossas mãos estendidas sobre ti, sejam sempre oferendas em prol da vida.”

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário