• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > JOFASC > III JOFASC – Jornada de Farmácia do Sertão Central, um evento de sucesso!
III JOFASC – Jornada de Farmácia do Sertão Central, um evento de sucesso!
JOFASC

III JOFASC – Jornada de Farmácia do Sertão Central, um evento de sucesso!

Ocorrendo a cada dois anos, a Jornada de Farmácia do Sertão Central (JOFASC) traz temáticas de grande relevância para a classe farmacêutica, proporcionando a integração entre profissionais e alunos, trocas de experiências entre acadêmicos de outras instituições de ensino, em âmbito local, regional e nacional.

Dessa forma, entre os dias 21 e 24 de maio, o curso de Farmácia da UNICATÓLICA realizou a terceira edição da JOFASC, que trouxe a temática “Farmácia Clínica: responsabilidade e ética no tratar, educar e inovar”, onde, na tarde do dia 21 de maio, iniciaram-se as atividades relativas ao evento, com o minicurso sobre elaboração e publicação de trabalhos científicos, ministrado por Sandna Larissa, egressa da UNICATÓLICA. O período da noite foi marcado pela abertura do evento que contou com a participação em massa dos discentes do curso, bem como corpo docente, trazendo em sua programação a apresentação do Coral Vozes do Sertão e, em seguida, a palestra motivacional com a Coach Lívia Vasconcelos.

O dia 22 de maio contou com o IV Encontro de Plantas Medicinais, sob coordenação da Prof.ª Me. Cinara Vidal. Logo em seguida, os ouvintes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades sobre o uso de fitoterápicos na obesidade, com o palestrante Dr. Iago Cáula, trazendo novas perspectivas para os interessados na área. Ainda, de forma simultânea, aconteceu o minicurso sobre interações medicamentosas, com o palestrante Dr. Edson Luiz, e o minicurso sobre interpretação do hemograma nos processos infecciosos, ministrado pelo Dr. Gláucio Barros Saldanha. O dia, também, foi marcado pela apresentação do palestrante Dr. Patrick Cruz, que deu ênfase aos assuntos relativos à prescrição farmacêutica em problemas de saúde autolimitados, e pela palestra sobre a implantação do ClinicFarma, ministrado pela Dra. Cristiane Feijó, relatando assunto de extrema relevância para a aplicabilidade da prática clínica no cenário farmacêutico.

Durante o dia 23 de maio, aconteceu a XIV Mostra Científica da Farmácia, que contou com 126 trabalhos inscritos, destes, mais de 120 foram apresentados com temas que despertaram o interesse do público presente. Ministrado pelo Dr. Flávio Bittencourt, Dra. Dalile Frutuoso e Dra. Arisa Nara, ocorreu, no Auditório Dom Hélder Câmara, o Colóquio de Oncologia, com temas atuantes sobre a atuação do farmacêutico neste campo, envolvendo pesquisas clínicas e medicamentos neoplásicos. Na ocasião, o Dr. Gilberto Cerqueira comandou a palestra sobre Semiologia Farmacêutica e Farmácia Clínica em Pediatria, trazendo aos alunos inúmeras informações nesta importante área de atuação: a pediatria. Dando sequência, o a III JOFASC contou com a presença dos egressos David Barros, Jene Mara, Fádua Camila, Sandna Larissa, Rennê Romualdo, Hevilla Tavares, Roberto de Oliveira e Jeimes Candido que comandaram as mesas-redondas sobre residência e mestrado, e experiências exitosas em diversas áreas farmacêuticas e falaram sobre processos seletivos, experiência profissional, atuação do farmacêutico e outras atividades que engrandeceram os discentes presentes, despertando o amor pelas diversas áreas que a farmácia proporciona.

No último dia de JOFASC, houve uma palestra sobre questões envolvendo o cenário do cuidado farmacêutico em farmácia comunitária, ministrada pela Dra. Isabely Azevedo. Em seguid,a o momento foi dividido pelos doutores da casa, com o minicurso sobre reações de hipersensibilidade e a importância da orientação ao paciente e o minicurso sobre microagulhamento em tratamentos dermatológicos, contando com uma segunda turma no início da tarde, dando ênfase a mais uma das mais de 70 áreas de atuação do farmacêutico, no caso a “farmácia estética”. Ainda, o dia contou com o minicurso sobre o delineamento e implantação de serviços voltados ao cuidado farmacêutico, ministrada pela Dra. Bruna Esmeraldo e, por fim, a palestra de encerramento, ministrada pela excelentíssima Dra. Bruna Cristina, enfatizando o tema central do evento, a Farmácia Clínica, e fornecendo orientações e experiencias engrandecedoras sobre o cuidado ao paciente e a importância da temática para o aprimoramento da classe farmacêutica.

Por: edmirfraga