• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > JORNADA > II Jornada de Farmácia do Sertão Central
II Jornada de Farmácia do Sertão Central
JORNADA

II Jornada de Farmácia do Sertão Central

O curso de Farmácia da UNICATÓLICA, juntamente com o Centro Acadêmico Dr. Gláucio Barros Saldanha, no período de 17 a 20 de maio, realizou a II Jornada de Farmácia do Sertão Central (JOFASC). Apresentando como tema geral “Cuidado Farmacêutico para uma Sociedade mais Saudável”, tendo como finalidade proporcionar a integração entre profissionais e alunos da área, troca de experiências entre acadêmicos de outras IES local, regional e nacional, além de proporcionar um momento ímpar de conhecimento.

O evento contou com a participação de discentes, docentes e profissionais de Farmácia, além de egressos da IES em um momento de confraternização e fortalecimento da profissão. Foram realizadas mesas-redondas, minicursos e palestras, contando com a ilustre presença de alguns dos mais renomados profissionais das diversas áreas de atuação Farmacêutica: Dr. Gilberto Santos Cerqueira (Universidade Federal do Piauí), Dra. Marta Maria de França Fonteles (Universidade Federal do Ceará), além dos demais profissionais da região e docentes da referida instituição. Durante o evento, foi realizada a apresentação de Trabalhos Científicos, que foi sucedida com 46 resumos, divididos entre o IV Encontro de Doenças Infectocontagiosas, II Encontro de Plantas Medicinais e foram premiados os três melhores trabalhos, estimulando a produção científica por parte dos discentes.

O evento contemplou a realização de testes rápidos à comunidade, denominado de “Corredor da Saúde”, o qual foi composto também de exposições sobre doenças infectocontagiosas, explanação dos projetos realizados pelo curso e jogos interativos sobre os mais diversos temas do universo Farmacêutico. O encerramento ocorreu com a presença do Deputado Federal Dr. Odorico Monteiro palestrando sobre tema “SUS: Qualidade de vida dos usuários da ESF”.

A realização do evento promoveu ampla oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, unindo as mais diversas áreas da profissão, evidenciando o discente no mercado de trabalho, favorecendo o crescimento curricular, além de interagir o ambiente acadêmico com a comunidade, possibilitando a troca de experiências e a integração entre profissionais de diferentes instituições. Para a Coordenadora do Curso Prof.ª Me. Karla Bruna, o evento foi de grande valia para os discentes da UNICATÓLICA, como também, para as demais IES que prestigiaram com seus representantes: Unifor, FVJ, Mauricio de Nassau e FJN. O mesmo foi reconhecido através do Conselho Regional de Farmácia como um grande articulador de conhecimento científico da área farmacêutica.

Por: Jefferson Leonel