• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > PLANTAS MEDICINAIS > Projeto “Plantas Medicinais na UNICATÓLICA”
Projeto “Plantas Medicinais na UNICATÓLICA”
PLANTAS MEDICINAIS

Projeto “Plantas Medicinais na UNICATÓLICA”

No dia 23 de abril, foram iniciadas as atividades do Projeto “Plantas Medicinais na UNICATÓLICA”.

A primeira aula abor­dou alguns aspectos sobre a fitoterapia e o programa Farmácias Vi­vas, tendo em vista que, no dia 14 de maio, será inaugurado o mais novo Polo Farmácia Viva do Sertão Central, deno­minado “Farmácia Viva UNICATÓLICA”. As informações foram re­passadas pela acadêmi­ca do 10º semestre do curso de Farmácia, Lídia Pinheiro, e pela profes­sora Me. Cinara Vidal Pessoa. O projeto com­põe um dos objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica e terá continuidade nos próximos semestres.

O evento foi realizado no Auditório Rachel de Queiroz e contou com a participação de alunos dos mais variados cursos e funcionários de dife­rentes setores da IES. O projeto tem o intuito de promover educação em saúde sobre o uso racional de plantas me­dicinais, proporcionando o conhecimento das es­pécies vegetais presentes no horto da instituição e o preparo de remédios caseiros. São encontros quinzenais, realizados às terças-feiras, a partir das 16h, abordando diferen­tes assuntos no âmbito da fitoterapia, com cer­tificação e horas comple­mentares. A participação é gratuita tanto para fun­cionários e acadêmicos de todos os cursos, com demanda de inscrição na sala dos professores, re­novada a cada encontro.

“É muito gratificante o conhecimento adquirido nas aulas, pois aprende­mos sobre os tipos e as diferenças das plantas medicinais, bem como a forma correta de seu uso para tratamento de doenças, entre outros pontos”, declarou Eliane Rodrigues, colaboradora do Setor de Marketing da UNICATÓLICA.

Cronograma

  • Dia 21 de maio (Dia da Planta Medicinal): aula sobre Chás e formas de uso (chá abafado, chá por cozimento, maceração, inalação, banhos, compressa, cataplasma, bochechos e gargarejos), com a Prof.ª Me. Cinara Vidal e a acadêmica Lídia Pinheiro.
  • Dia 06 de junho: aula sobre plantas usadas para problemas respiratórios e oficina de preparações caseiras, com a Prof.ª Me. Cinara Vidal e a acadêmica Lídia Pinheiro.
  • Dia 18 de junho: aula sobre plantas usadas para problemas gastrointestinais e oficinas de preparações caseiras, com a Prof.ª Me. Cinara Vidal e a acadêmica Lídia Pinheiro.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário