• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > SEMANA INTERATIVA > V Semana Interativa em Comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico
V Semana Interativa em Comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico
SEMANA INTERATIVA

V Semana Interativa em Comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico

Entre os dias 24 e 27 de setembro, discentes e docentes do curso de Farmácia da UNICATÓLICA tiveram a oportunidade de participar da programação da V Semana Interativa em Comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, evento que sempre traz em sua programação, além do conhecimento científico, um misto de cultura e solidariedade.

As atividades foram iniciadas na noite de segunda-feira, onde, no Auditório Dom Hélder Câmara, ocorreu a abertura do evento, com a palestra “Um dedo de Prosa”, ministrada pela Dra. Stânia Nágila, seguida de apresentações culturais realizadas pelos discentes do curso de Farmácia.

A manhã de terça-feira pôde ser resumida em motivação, com a palestra da Coordenadora Prof.ª Me. Karla Bruna, dando início às atividades do dia. A mesma trouxe para debate a situação do mercado farmacêutico atual, bem como as atitudes que os discentes devem ter para adquirirem seu espaço após formados. Logo em seguida, os discentes puderam contemplar experiências exitosas de três egressos matriculados em Pós-graduações Stricto Sensu. Os mestrandos Dayse Braga, Josimar Girão e Carlos Eduardo relataram parte do processo de seleção de seus respectivos programas, bem como as atividades que estão desenvolvendo. O período da manhã foi encerrado com minicurso sobre aplicação de injetáveis, ministrado pelo Dr. Edilson Martins, que no período da tarde ministrou a sequência prática do mesmo minicurso para quatro turmas do 5° ao 10° semestre.

Na manhã de quarta-feira, a abertura do evento ficou por conta do Prof. Me. Edmir Fraga, ministrando palestra sobre o diagnóstico da tuberculose por meio do teste de baciloscopia, sendo o evento continuado com a palestra sobre atualização no diagnóstico clínico e laboratorial da sífilis, sob comando do Dr. Edilson Martins. A tarde foi dividida com a brilhante palestra do Dr. Edilberto Silveira, evidenciando a química de produtos naturais e a aplicação em ressonância magnética nuclear, sendo em seguida substituído pelo Prof. Me. Donato Mileno, evidenciando a importância da bioquímica na clínica médica. O dia, ainda, contou com a realização dos workshops de baciloscopia, produção de esfregaço sanguíneo e visualização de lâminas especiais com as professoras Me. Carla Patrícia e Dra. Izabel Cristina.

O último dia dos eventos da V Semana da Farmácia foi destinado à realização da Gincana Solidária. A mesma é realizada no mesmo período, anualmente, contando com competição entre duas equipes, compostas por semestres diferentes do curso, além da parte cultural. O principal objetivo da gincana é a união e integração dos discentes e, como parte da competição, ocorre a arrecadação de produtos para futuras doações a famílias e instituições carentes. Nesse ano, foram arrecadados 495 kg de alimentos, 571 pacotes de leite em pó, 714 brinquedos e 69 fraldas geriátricas.

Por: edmirfraga

Deixe seu comentário