• Blog do Curso de Farmácia

Unicatólica > Blog do Curso de Farmácia > VISITA TÉCNICA > Programa Farmácias Vivas do Ceará e NUFITO
Programa Farmácias Vivas do Ceará e NUFITO
VISITA TÉCNICA

Programa Farmácias Vivas do Ceará e NUFITO

No dia 04 de maio, acadêmicos do curso de Farmácia da UNICATÓLICA realizaram duas visitas técnicas, sob a supervisão dos professores Cinara Vidal Pessoa e Edilson Martins Rodrigues Neto, na cidade de Fortaleza/CE.

A primeira ocorreu ao Horto Matriz de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, do projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde participaram de oficinas de tintura de plantas medicinais e gel hidroalcoólico de alecrim-pimenta, ministrado pela química Amélia Ramos.

Na ocasião, a farmacêutica Kellen Sá repassou informações sobre plantas medicinais no horto e os acompanhou ao Espaço Abreu Matos, dedicado à memória do professor idealizador do Programa Farmácias Vivas do Ceará.

A segunda visita foi realizada no Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO) da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado, especificamente no Horto Oficial, na Área de Beneficiamento Primário e na Oficina Farmacêutica onde são preparados os medicamentos fitoterápicos, sob a orientação do agrônomo Sebastião Leite (supervisor do NUFITO) e da farmacêutica Aleksandra Gomes.

As visitas forneceram subsídios aos alunos do estágio supervisionado I, na área de fitoterapia, para aprenderem, continuamente, aliando a teoria e a prática, contribuindo para a formação acadêmica.

Por: edmirfraga