• Blog do Curso de Filosofia

Unicatólica > Blog do Curso de Filosofia > CURSO > UNICATÓLICA parabeniza os profissionais e estudantes de Filosofia
UNICATÓLICA parabeniza os profissionais e estudantes de Filosofia
CURSO

UNICATÓLICA parabeniza os profissionais e estudantes de Filosofia

O curso de Filosofia está nas origens da UNICATÓLICA. Há 15 anos, vem formando solidamente nu­merosos seminaristas de diversas regiões do Ceará e, ao mesmo tempo, muitos alunos e alunas que, hoje, atuam nos Ensinos Funda­mental, Médio e Superior do Estado do Ceará como docentes extremamente qualificados e eticamente formados.

Como instituição católica, a IES preza pelo pleno desenvolvimento da racionalidade, não havendo dissociação entre fé e razão, entre o “salto da fé” e o “método científico”, a lógica.

Por isso, hoje, o curso conta com profis­sionais qualificados – especialistas, mestres e doutores – com profunda formação no campo, sobretudo em Filosofia Social e Política, Antropologia, Ética, Ontologia, Metafísica etc. Não há tema pertinente à existência humana que não esteja no escopo do curso.

A partir de 2019, o curso recebeu uma nova matriz, ainda mais atenta às exigências do cam­po educacional, atenta aos desafios postos à reflexão filosófica pelas novas modalidades de poder técnico-científico e pelas efervescências político-ideológicas que dominam o debate pú­blico no Brasil e no mundo.

“O nosso curso de Filosofia foi chamado pelo avaliador do MEC, em 2018, carinhosamente, de ‘Atenas do Sertão’. Refletindo sobre essa feliz designação, eu me pus a pensar sobre a importância do que realizamos aqui: nós ten­demos muitas vezes a valorizar apenas – qua­se levados por um insensato complexo de in­ferioridade – o que é produzido nas grandes capitais. Mas este reconhecimento não deve ofuscar o que realizamos nestas terras, entre estes monólitos. Eu testemunho, diariamen­te, o heroísmo de tantos de nós que, como operários, levam adiante o que começaram aristocratas. Entre estas paredes nuas, faze­mos o que os primeiros filósofos fizeram em palácios. E nada disso é pequeno. Contra todo pragmatismo que só pergunta pela utilidade, nós perguntamos pelo sentido. Nós mante­mos vivas as perguntas essenciais: Quem é Deus? Quem é o homem? Que é a verdade? Que é o belo e o bom?”, declarou o Dr. Rudy Albino de Assunção, coordenador dos cursos de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) da UNICATÓLICA.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário