• Blog do Curso de Filosofia

Unicatólica > Blog do Curso de Filosofia > SIMPÓSIOS > Católica de Quixadá promove II Simpósio Internacional Interdisciplinar de Direito e Filosofia
SIMPÓSIOS

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2015, a FCRS promoveu o II Simpósio Internacional Interdisciplinar de Direito e Filosofia com o tema “Direito à vida e Pena de Morte”. O evento contou a presença do Chanceler Dom Ângelo Pignoli, do Diretor Geral, Prof. LD Manoel Messias, do Vice-diretor, Prof. Renato Moreira Abrantes, dos coordenadores dos cursos de Direito, Prof.ª Lirida Calou de Araújo e Pedro Rafael Malveira Deocleciano, do coordenador de Filosofia, Antônio Glauton Valera da Rocha, da idealizadora, Prof.ª Kátia Gardênia da Silva Coelho, bem como estudantes do Centro Acadêmico de Direito e Grupo de Trabalho Edith Stein do curso de Direito, além de professores e organizadores do evento. No primeiro dia, o evento ocorreu no Auditório Rachel de Queiroz com a presença de um público significativo de alunos inscritos no mesmo, bem como de discentes advindos de outros cursos da FCRS.

A primeira noite contou com a participação do Sacerdote e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universitá Lateranensis (Cidade do Vaticano), Francesco Alfieri, e do doutor em Filosofia pela UNIFESP, Juvenal Savian Filho, que proferiu suas conferências e despertou nos presentes o interesse pelo debate. Ao final do evento houve uma exposição de livros dos conferencistas e sessão de autógrafos. Pela proporção tomada no evento, o segundo dia foi realizado no Ginásio Poliesportivo da FCRS, também com a participação de um público expressivo na ocasião. Os principais destaques deste segundo dia foram às palestras dos professores Júlio Ponte – FaC (Coordenador do Curso de Direito) e Antônio Jorge – UNIFOR, que expuseram suas colocações com muito afinco e opinião firme, instigando a interpelações e perguntas dos que estiveram presentes.

O evento uniu conhecimentos jurídicos, científicos e filosóficos, com o exclusivo desiderato de difundi-los no meio acadêmico como forma de ampliar os níveis de aprendizagem, sem perder, contudo, o senso crítico das realidades. O evento destaca-se por seu caráter internacional e pelo profuso conteúdo que tem se pautado a cada ano em suas abordagens e enfoques, mormente no que concerne aos avanços no campo da iniciação científica protagonizada, sobretudo, pelos discentes.

O II Simpósio foi uma iniciativa pioneira da Professora Kátia, que neste ano se valeu da colaboração mais uma vez da FCRS, Coordenadores dos cursos de Direito e Filosofia, Centro Acadêmico de Direito e Grupo de Trabalho Edith Stein. Foi um momento histórico para a vida acadêmica e para a difusão de assuntos palpitantes e coetâneos na sociedade e pesquisas e inovações de interesse comum.

Por: Jefferson Leonel