• Blog do Curso de Fisioterapia

II Café da Integralidade
CAFÉ DA INTEGRALIDADE

II Café da Integralidade

A turma da disciplina de Saúde Coletiva II, do curso de Fisioterapia, realizou o II Café da Integralidade, metodologia baseada no Café do Doutorado da Universidade Federal de Pelotas/RS e adaptada a realidade da graduação na UNICATÓLICA. O II Café da Integralidade ocorreu no dia 12 de junho, na IES, e foi uma conversa dinâmica sobre a temática “A Experiência do Fisioterapeuta como Gestor de Saúde”.

O café foi moderado pela Prof.ª Ivna Zaíra Figueredo da Silva e a exposição coube a Dra. Karise Pinheiro, egressa do curso de Fisioterapia da IES e Secretária de Saúde do município de Solonópole. A mesma fala de gestão em saúde com expertise, visto ser especialista em Saúde Coletiva pelo Sírio Libanês e ter sido Coordenadora de Epidemiologia, Imunizações e NASF do referido município, antes de se tornar secretária de saúde.

O público, repleto de alunos do curso, profissionais e professores da casa, expôs ideias e trocaram pensamentos em torno da mesa de um café, guiados pela Etiqueta do Café: 1. Foque no que interessa; 2. Contribua com o pensamento comum; 3. Fale com a mente e o coração; 4. Escute para aprender; 5. Ligue e conecte ideias coletivas. A dinâmica ativa de aprendizagem propiciou a participação de todos na troca de experiências, possibilitou a interação de diferentes atores do processo, a vivência de método diferente de aprender e fortalece a imagem institucional como formadora de profissionais para o SUS.

Os resultados colhidos são a identificação e o sentimento de pertencimento dos alunos no que tange a Saúde Coletiva, a relação harmônica e informal entre diversos atores, favorecendo o aprendizado e a formação para o serviço; vivência de método diferente de aprender para além dos moldes bancários; o fortalecimento da imagem institucional como formadora de profissionais para o SUS, também, tem sido sedimentado pelo Café da Integralidade.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário