• Blog do Curso de Fisioterapia

Unicatólica > Blog do Curso de Fisioterapia > ENCONTROS > 17º Encontro de Comunidades Quilombolas do Ceará
17º Encontro de Comunidades Quilombolas do Ceará
ENCONTROS

17º Encontro de Comunidades Quilombolas do Ceará

Representada pela Prof.ª Ivna Zaíra F. da Silva, pela aluna do curso de Fisioterapia e, ainda, Quilombola, Tainara Eugênio, e pela aluna do curso de Enfermagem, Rarilene Martins, a UNICATÓLICA esteve no 17º Encontro de Comunidades Quilombolas do Ceará, promovido pela Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (CEQUIRCE) e sediado no Quilombo Sítio Veiga, na Serra do Estevão, em Quixadá, no período de 06 a 08 de outubro, com a temática: “Caminhos para o Quilombo: sujeitos de direito, avanços e desafios” e contou com a representação de 32 comunidades quilombolas do Ceará, além de gestores municipais e de representações políticas como a do Deputado Federal Odorico Monteiro e do Grupo Mulheres Guerreiras de Quixadá.

As mesas e os trabalhos em grupo tiveram a dinamização da UNICATÓLICA e de membros da CEQUIRCE, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, das mulheres Guerreiras de Quixadá, da Comissão Pastoral dos Pescadores, da FECLESC, UNILAB e IFCE.

A Prof.ª Ivna Figueredo abordou as experiências do curso de Fisioterapia, no Quilombo Sítio Veiga, e versou sobre o trabalho de empoderamento com vistas a formação de uma Comissão Local de Saúde que represente o Quilombo nos Conselhos Local e Municipal de Saúde. Foi pontuado, ainda, o trabalho da IES em atividades técnicas como a prevenção de câncer de colo de útero e mama, de atividades assistências para a saúde bucal etc. Por fim, destacou-se a importância mútua da aproximação entre a IES e o Sítio Veiga para o desenvolvimento social e para a aprendizagem dos corpos discente e docente da UNICATÓLICA.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário