• Blog do Curso de Fisioterapia

Novembro Roxo
NOVEMBRO ROXO

Novembro Roxo

Criado em 2009, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no dia 17 de novembro, em 50 países, com intuito de pensar estratégias para diminuição da taxa de prematuridade no mundo, que, hoje, soma nascimento de cerca de 15 milhões de bebês prematuros ao ano no planeta.

Para alertar a importância do assunto, o Hospital Maternidade Jesus Maria e José (HMJMJ), em parceria com o curso de Fisioterapia, realizou, no dia 22 de novembro, uma ação em alusão ao Novembro Roxo.

O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês. O roxo, ainda, significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação, onde esses “pequenos heróis” são capazes de transformar dor em força, fé e amor.

Sendo assim, os bebês prematuros que, diariamente, lutam pela vida na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMJMJ, tiveram seus primeiros registros fotográficos feitos com as capinhas dos personagens “super-heróis”, em uma ação realizada pelos os alunos da disciplina de Neonatologia do curso de Fisioterapia. A programação contou, também, com uma oficina com as mães sobre os cuidados com o recém-nascido prematuro. De acordo com a Prof.ª Newlene Magalhães, os bebês prematuros precisam de cuidados especiais, pois são considerados de risco para déficits no desenvolvimento motor, o que ocasiona a necessidade de acompanhamento nos primeiros anos de vida.

Finalizando a programação, foi realizado um momento para o cuidado com acuidadora, no intuito de promover um bem-estar para as mães desses “pequenos heróis”.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário