• Blog do Curso de Fisioterapia

Unicatólica > Blog do Curso de Fisioterapia > PESQUISAS > Curso desenvolve atividades de pesquisa científica em tempos de pandemia
Curso desenvolve atividades de pesquisa científica em tempos de pandemia
PESQUISAS

Curso desenvolve atividades de pesquisa científica em tempos de pandemia

Em junho, as integrantes do pro­jeto de pesquisa “Uso de reali­dade virtual com os óculos GEAR VR para orientação de puérperas sobre aleitamento materno em recém-nascidos prematuros”, Débora Moreno e Mônica Siqueira, orientadas pela docente Ma. Rosi­lene Gadelha, participaram de uma reunião virtual em que foi realizado um Workshop de Levantamento de problemas, com o ob­jetivo de selecionar projetos para aceleração de Startups.

O referido workshop faz parte do Projeto Clusters Econômicos de Inovação, resultante de uma ação conjunta entre SEDET, SECITE­CE e FUNCAP visando incluir mais empreen­dimentos inovadores no estado.

O Sertão Central cearense foi uma das re­giões escolhidas para participar do primeiro ciclo deste projeto, tendo como um dos clus­ters priorizados o da Economia da Saúde.

A proposta apresentada pelas acadêmicas visou à construção de um software eficiente para o auxílio a mães de bebês prematuros internados em Unidade de Terapia Inten­siva Neonatal (UTIN), cuja ideia foi inicia­da com o Programa de Iniciação Científica (PIC) da UNICATÓLICA.

As acadêmicas ressaltam a positiva con­tribuição que este momento tem propor­cionado à sua formação profissional, bem como descrevem a importância do envol­vimento com a pesquisa científica ainda na graduação, visto que ele auxilia o con­tato com atualizações na área da saúde e aumenta o networking, viabilizando no­vas oportunidades.

Para o desenvolvimento do software, foi realizada uma parceria com os acadêmicos Natália e Lincoln do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (Campus Quixadá).