• Blog do Curso de Fisioterapia

Unicatólica > Blog do Curso de Fisioterapia > PROJETO DE EXTENSÃO > Projetos de extensão em Fisioterapia
Projetos de extensão em Fisioterapia
PROJETO DE EXTENSÃO

Projetos de extensão em Fisioterapia

Além dos estágios supervisionados regulares (e obrigatórios), o curso de Fisioterapia da UNICATÓLICA proporciona vivências e experiências práticas em Traumato-Ortopedia e Reumatologia (TOR) por meio dos projetos de extensão em Fisioterapia.

Em 2017, iniciaram-se simultaneamente os projetos de extensão Fisioterapia na Disfunção Temporomandibular (DTM), dor orofacial e cirurgias bucomaxilofacial, assim como o projeto Fisioterapia no Esporte de Rendimento e Amador (FERA).

Os projetos inicialmente capacitam os alunos para em seguida inserir-lhes na prática clínica com os atendimentos à comunidade. Durante um semestre, aproximadamente 60 pacientes são atendidos nos dois projetos.

O FERA contempla o atendimento a atletas lesionados amadores e profissionais, advindos de todo o Sertão Central, praticantes de várias modalidades (corrida de rua, futebol, basquete, vôlei, handebol, ciclismo, jiu-jitsu, muay thai, capoeira, natação, karatê, dentre outros), proporcionando a eles retorno mais rápido e seguro ao esporte.

Já o projeto Fisioterapia nas DTM atende pacientes de várias idades com essa disfunção e diferentes graus de comprometimento, pacientes com dores orofaciais, dificuldade de abrir a boca e mastigar, pacientes com deslocamento da mandíbula, desvios da mandíbula associados a estalidos (barulhos) e dor, assim como suas implicações na qualidade de vida desses pacientes. Também contempla pacientes em pós-operatório de cirurgias bucomaxilofaciais, restaurando a função e reinserindo os pacientes em sua rotina habitual antes da cirurgia.

Em 2020.1, foi criado um novo projeto que irá abordar as Alterações Posturais e tratar pacientes através da Terapia Manual, o que significa muito mais aprendizado para os alunos, além de maiores níveis de qualidade de vida para a população.