• Blog do Curso de Fisioterapia

Unicatólica > Blog do Curso de Fisioterapia > SAÚDE NO BECO > Projeto “Saúde no Beco” comemora seu primeiro ano de existência
Projeto “Saúde no Beco” comemora seu primeiro ano de existência
SAÚDE NO BECO

Projeto “Saúde no Beco” comemora seu primeiro ano de existência

O dia 21 de agosto de 2019 registrou um dia especial para a comunidade do Centro I e para os acadêmicos de saúde da UNICATÓLICA.

Saúde no Beco foi o nome dado ao trabalho de promoção da saúde que, há um ano, vem sendo desenvolvido pela professora Mariza Carvalho, juntamente com os acadêmicos de Fisioterapia e em parceria com a equipe Saúde da Família Centro I.

Fazem parte do grupo pessoas da comunidade que apresentava hipertensão arterial associada ao sedentarismo.

Esse trabalho teve o objetivo de transformar a realidade vulnerável de saúde dessa comunidade, de modo a estimular o protagonismo das pessoas envolvidas e, ao mesmo tempo, integrar escola, serviço e comunidade para a qualificação da formação dos acadêmicos, uma vez que esse sistema potencializa a construção de profissionais críticos, reflexivos, articulados com o sistema de saúde, conscientes da realidade que os cerca e desafia, permitindo experimentar a cidadania pela via da produção de saúde. Como saúde é uma realidade complexa, a tomar pelo seu conceito emitido pela OMS, o Saúde no Beco ampliou seus objetivos, de modo que se tornou espaço de prática e de aprendizagem, ainda, para os alunos de Enfermagem e residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará, na perspectiva de produzir um cuidado integral.

Parabéns a todos que fazem parte do projeto Saúde no Beco.