• Blog do Curso de Odontologia

Unicatólica > Blog do Curso de Odontologia > JOAC > IX JOAC promove eventos de pré-lançamento online
IX JOAC promove eventos de pré-lançamento online
JOAC

IX JOAC promove eventos de pré-lançamento online

Diante do cenário triste e preocupante que o país tem enfrentado com a pandemia do novo Coronavírus, a COVID-19, a comissão presidencial da IX Jornada Acadêmica dos Alunos da Católica (JOAC) levantou o seguinte questionamento:  Como deixar a JOAC perto do público nesse momento de isolamento social?

Dessa forma, surgiu um projeto incrível de divulgação do evento, que por meio das redes sociais possibilitou levar semanalmente para os alunos da UNICATÓLICA e de outras IES momentos, ao vivo, de muito aprendizado e conhecimentos científicos. Tudo isso obedeceu ao tema da Jornada: Inovação e Evidência Científica: Pilares da Odontologia Contemporânea.

Assim, foi realizada a cada semana uma live via rede social do evento no aplicativo Instagram, com discussões atuais sobre temas das diversas áreas da Odontologia, contando com a participação de renomados profissionais e expertises de vários locais do país.

A área temática da Dentística Operatória inaugurou os eventos com as professoras Thayla Gouveia (docente da UNICATÓLICA e Presidente Científica da JOAC) e Cristiane Yanikian  (docente da FAIT-Itapeva/São Paulo), abordando a execução de Restaurações Semi-diretas com Resinas Compostas em cavidades complexas como uma alternativa mais econômica e segura para os pacientes no consultório odontológico.

A segunda live ocorreu com a prof.ª Érika Clavijo, de Indaituba/SP, que discorreu sobre o uso de retentores intrarradiculares – uma visão endorrestauradora, juntamente com a professora de Dentística Thayla Gouveia. Na sequência, foi a vez da prof.ª Talita Arrais  (Presidente da JOAC) conduzir a live intitulada “Estratégias farmacológicas no controle de eventos inflamatórios pós-operatórios em cirurgias de terceiros molares”, que deixou os amantes de cirurgia e farmacologia em êxtase total com a presença carismática do prof. da Uninassau – Fortaleza, Edson Cetira, de grande renome na cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

A endodontia ganhou mais uma vez espaço em nossos eventos online, com a presença ilustre do prof. Diego Lima, que abrilhantou as tardes trazendo como convidado o prof. Vinícius Guimarães, da Associação Brasileira de Odontologia (Bahia); na ocasião, os alunos aprenderam mais sobre as abordagens terapêuticas na endodontia moderna.

Ainda haverá uma live internacional, com a prof.ª Mari Miura, da Universidade de Groningen/ Países Baixos, dos quais fazem parte as províncias da Holanda, que contará sua experiência de estudar fora do Brasil e de como se tornou docente do curso de Odontologia da renomada Universidade de Groningen. Certamente, o momento despertará a vontade dos alunos de alçar novos voos em busca de mais conhecimento científico e também muitas aventuras em outros países.

A live mais esperada e que, sem dúvida, terá auge de participação acontecerá com o renomado prof. José Carlos Pettorossi Imparato, docente do curso de Odontologia da USP-SP e da Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic – Campinas, que trará o bate-papo “De frente com Imparato”,  juntamente com a prof.ª de Odontopediatria, Sofia Vasconcelos, e falará sobre “Abordagens atuais no tratamento da cárie dentária”.

A JOAC ofertou para os alunos e toda a comunidade odontológica mais um evento inovador: minicurso em Periodontia. Foram três dias de aulas sobre essa especialidade tão querida, que ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de junho por meio do aplicativo do Google Meet.

No dia 01 de junho, a prof.ª Mariana Guimarães, idealizadora do evento, junto com a comissão organizadora da IX JOAC, abordou A classificação das doenças periodontais de 2017 – O que mudou? Nesse mesmo dia, o prof. Pedro Henrique da FORP-USP abrilhantou o evento com a palestra “A aplicabilidade dos probióticos no tratamento da doença periodontal”.  No dia 02 de junho, os professores Flávia Jucá e Átila Nobre abordaram, em aulas distintas, o sorriso gengival: diversas etiologias e tratamentos, e recobrimento radicular em recessões gengivais isoladas e múltiplas, respectivamente. A prof.ª Renata Cardoso abordou “Inter-relação entre artrite e doença periodontal”, e a prof.ª Catarina Tahim falou sobre “A importância no controle da Sepse”, ambas da FORP-USP, encerrando o evento no dia 03 de junho.