• Blog Pós-graduação e Pesquisa

Unicatólica > Blog Pós-graduação e Pesquisa > AULA INAUGURAL > Pós-Graduação em terapia intensiva da UNICATÓLICA realiza aula inaugural
Pós-Graduação em terapia intensiva da UNICATÓLICA realiza aula inaugural
AULA INAUGURAL

Pós-Graduação em terapia intensiva da UNICATÓLICA realiza aula inaugural

A UNICATÓLICA, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e do curso de Enfermagem, realizou a aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Terapia Intensiva, nos dias 23 e 24 de agosto de 2019. A referida especialização é coordenada pelo Professor Me. Igor Mendes, docente do curso de Enfermagem da UNICATÓLICA, e tem o objetivo de capacitar profissionais de nível superior em Enfermagem e Fisioterapia na área de Terapia Intensiva, com ênfase na efetividade e na qualidade da assistência, visando a um sistema de tratamento intensivo resolutivo e de adequada relação custo-benefício.

A aula inaugural ocorreu com a disciplina intitulada “Aspectos Gerenciais em Terapia Intensiva” e foi ministrada pela docente Me. Jéssica Lima Benevides. A docente graduou-se no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (2012), é especialista em Terapia Intensiva pela Residência Integrada Multiprofissional (RESMULTI/HUWC) pela Universidade Federal do Ceará (2015), e concluiu Mestrado em Enfermagem também pela UFC (2017). Atualmente, é doutoranda em Enfermagem pela mesma instituição. Atuou como coordenadora de Enfermagem das UTIs do Hospital OTOclínica, em 2018, e das Unidades de Internação Clínica do Hospital Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), em 2017. Atuou como enfermeira assistencial do mesmo hospital e no Hospital OTOclínica.

Na atualidade, estamos passando por um momento de ampliação da rede de unidade secundária e terciária e de estruturação da rede de urgência e emergência do Estado do Ceará, com a presença de hospitais polos de referência terciária para as macrorregiões de saúde, incluindo o Sertão Central cearense, no qual destaca-se a presença do Hospital Regional do Sertão Central.

Portanto, o presente curso de especialização possui o compromisso de contribuir para a qualificação e o desenvolvimento de uma performance profissional de excelência em Terapia Intensiva, por meio do desenvolvimento de competências que favoreçam uma aprendizagem permanente e a expansão das bases de conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidade de respostas, de forma autodirigida, favorecendo o cuidado qualificado e seguro ao paciente crítico.

Os encontros do curso de Pós-Graduação em Terapia Intensiva ocorrerão uma vez por mês, às sextas-feiras, das 13h às 17h30 e de 18h às 22h30, e aos sábados subsequentes, das 07h30 às 12h e das 13h às 18h30, havendo, ainda, uma carga horária das disciplinas (5h) que serão ministradas de forma virtual, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNICATÓLICA.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário