• Blog Pós-graduação e Pesquisa

Unicatólica > Blog Pós-graduação e Pesquisa > INICIAÇÃO CIENTÍFICA > Instituição é contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq)
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concede bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, desde 1951, quando da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com objetivo inicial de despertar jovens talentos para a ciência, sendo ampliados e diversificados ao longo do tempo. Atualmente, tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na Pós-graduação, possibilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

O PIBIC foi o primeiro programa criado para a Iniciação Científica e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas.

Assim, a UNICATÓLICA foi contemplada no PIBIC/CNPq. O CNPq aprovou a concessão de 07 (sete) bolsas de Iniciação Científica (IC) para o Programa de Iniciação Científica da IES, por período de 12 meses, com início de suas ações em agosto de 2018 e finalização em julho de 2019, com a possibilidade de renovação ao final do período.

Foram contemplados alunos de graduação, selecionados pelos docentes orientadores, distribuídos entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec,) na modalidade de Mestrado Profissional, e o Programa de Iniciação Científica (PIC).

Assim, os contemplados com as bolsas PIBIC/CNPq do PIC foram: Adricia Kelly Marques Bento, do curso de Odontologia, orientada pelo Prof. Me. Cosmo Helder Ferreira da Silva; Bruna Borges Costa, do curso e Psicologia, orientada pelo Prof. Me. André de Carvalho-Barreto; Maria Bruna Madeiro da Silva, do curso de Fisioterapia, orientada pelo Prof. Me. Thiago Brasileiro de Vasconcelos, e Thecia Larissa da Silva Ribeiro, do curso de Enfermagem, orientada pela Prof.ª Me. Liene Ribeiro de Lima.

Os bolsistas IC, vinculados aos projetos de mestrado, foram: Maria Juliani Xavier e Rener Victor Oliveira de Souza, do curso de Educação Física, orientados pelos Professores Dr. Michel Barbosa de Araújo e Dr. Jailton Gregório Pelarigo, respectivamente, e Suyany Rodrigues Gomes, do curso de Enfermagem, orientada pela Prof. Dra. Ana Carolina Matias Dinelly Pinto.