• Blog Pós-graduação e Pesquisa

Unicatólica > Blog Pós-graduação e Pesquisa > MESTRADO > Mestrado em Ciências da Linguagem tem sua aula inaugural
Mestrado em Ciências da Linguagem tem sua aula inaugural
MESTRADO

Mestrado em Ciências da Linguagem tem sua aula inaugural

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, desenvolvido através de uma parceria entre a UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá; a UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco e o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, teve sua aula inaugural no Polo Santo Inácio, no dia 11 de abril de 2019.

O momento contou com a presença da UNICATÓLICA, que foi representada pelo Reitor, Prof. LD. Manoel Messias de Sousa, pelo Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Me. Marcos James Chaves Bessa, e pela Coordenadora Operacional, Prof.ª Dra. Stânia Nágila Mendes Vasconcelos. Ainda, houve a presença do Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira.

O curso objetiva promover pesquisas sobre linguagem, em suas várias dimensões, e qualificar profissionais em Ciências da Linguagem (Letras e áreas afins) para pesquisa e produção do conhecimento em linguagem com o intuito de tornarem-se professores-pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região Nordeste do Brasil, bem como preparando os profissionais para atuarem como docentes do ensino superior. Além disso, possui por metas desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais, através da reflexão crítica, científica e metodologicamente orientadas no campo da pesquisa na área das Ciências da Linguagem; oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em linguagem com as instituições envolvidas, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento; e criar condições para a intervenção na realidade regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a reflexão, a análise e a proposição de estudos na área da linguagem.

Tendo como área de concentração “Teoria e Análise da Organização Linguística”, o curso possui as linhas de pesquisa “Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas Diversas Manifestações” (Linha 1) e “Processos de Organização Linguística e Identidade Social” (Linha 2). Além disso, tem duração de 24 meses para a integralização de 24 créditos, sendo 18 créditos em disciplinas e 06 em trabalho de dissertação orientado e conta com 360 horas-aula.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário