• Blog Pós-graduação e Pesquisa

Unicatólica > Blog Pós-graduação e Pesquisa > MPBIOTEC > UNICATÓLICA em parceria com a UECE na realização de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal
MPBIOTEC

A UNICATÓLICA, juntamente com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde 2017, constituiu uma parceria para a realização do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec), filiado à Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

O desenvolvimento das atividades do MPBiotec, na UNICATÓLICA, engloba a participação dos orientadores Prof. Dr. Jailton Gregório Pelarigo, Prof.ª Dra. Ana Carolina Matias Dinelly Pinto, Prof. Dr. Michel Barbosa de Araújo e Prof. Dr. Daniel Sartorelli Marques de Castro.

O curso é realizado com aulas presenciais, na UECE, e com aulas a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Coordenação de Educação a Distância (CEAD) da UNICATÓLICA.

O MPBiotec é constituído por uma Associação de Instituições de Ensino e Pesquisa, sejam: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Fundação Oswaldo Cruz – Ceará (FIOCRUZ-CE), Centro Universitário CESMAC (CESMAC), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da UECE, o MPBiotec tem como objetivo principal formar recursos humanos qualificados para atuar: no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos nas áreas farmacêuticas e biotecnológicas; no desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos, com ênfase na área da saúde; na área de validação de bioprodutos e bioprocessos na área da saúde em estudos in vitro, pré-clínicos e clínicos; em empresas das áreas farmacêutica e biotecnológica e instituições governamentais nas quais o entendimento do processo de desenvolvimento e de produtos farmacêuticos de base biotecnológica (biofármacos e bioderivados), voltados para a saúde humana e animal, consideradas de extrema relevância para a sociedade.

Constituído por uma área de concentração: Biofármacos e Bioderivados, onde novas áreas de concentração poderão ser criadas de acordo com a necessidade do MPBiotec, o curso é dirigido especialmente aos profissionais das áreas de biotecnologia e de saúde humana e animal que desejem treinamento na área científica e técnica, que possa ser aplicado em sua rotina de trabalho.

As linhas de pesquisa constituem o eixo principal das atividades acadêmico-científicas do curso, sendo compostas por duas linhas: Pesquisa e desenvolvimento de biofármacos e bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização; e Escalonamento, controle de qualidade e regulamentação na produção de biofármacos e bioderivados.

O curso terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, incluindo o tempo de preparação e de apresentação da Dissertação.

Para 2019, serão ofertadas novas vagas, com previsão de início do Processo Seletivo, ainda, no segundo semestre de 2018. Mais informações estão disponíveis no site mpbiotec.org.br ou com o setor de Pós-graduação da UNICATÓLICA, através do telefone (88) 3412-6705 e/ou pelo e-mail [email protected]