• Blog Pós-graduação e Pesquisa

Unicatólica > Blog Pós-graduação e Pesquisa > PÓS-GRADUAÇÃO > Pós-graduação em Inovações Educacionais no processo de aprendizagem
Pós-graduação em Inovações Educacionais no processo de aprendizagem
PÓS-GRADUAÇÃO

Pós-graduação em Inovações Educacionais no processo de aprendizagem

A UNICATÓLICA lançou o curso de Pós-graduação em Inovações Educacionais no processo de aprendizagem, objetivando possibilitar ao professor uma formação abrangente nas dimensões: cultural, política, epistemológica, ética e estética, que o torne apto a desenvolver estratégias educativas inovadoras e democratizadoras de acesso ao conhecimento, numa perspectiva sócio-histórica, além de conhecer as metodologias criativas e inovadoras alinhadas com a realidade dos estudantes a partir da criação de ambientes sociais contextualmente ricos e problematizadores, dominar ferramentas tecnológicas que favoreçam uma aprendizagem ativa e desafiadora no contexto educacional e reconhecer a diversidade como riqueza a ser explorada, num esforço coletivo de apoio à aprendizagem, com a utilização e criação de recursos acessíveis e uma convivência de respeito, alteridade e aprendizagens criativas em que os estudantes são sujeitos de seu processo de aprendizagem.

Coordenado pela Prof.ª Dra. Stânia Nágila V. Carneiro, o curso possui carga horária de 400 horas, com 40 vagas voltadas para graduandos e graduados de todas as áreas.

O curso possui certificação intermediária em seu programa curricular, onde o Módulo I fornecerá ao aluno uma certificação de 120 horas em Inovações nos Processos de Ensino, com as disciplinas: Sociedade, família e escola, Metodologias ativas, TIC´s no ensino EAD, Tecnologias assistivas e práticas inclusivas e Gestão da sala de aula; o Módulo II fornecerá ao aluno uma certificação de 120 horas em Inovações nos Processos de Aprendizagem, com as disciplinas: Teorias da aprendizagem, Gestão de Aprendizagem, Neurociência da aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente e Mídias educacionais no processo de aprendizagem; o Módulo III fornecerá ao aluno uma certificação de 120 horas em Inovações nos Processos de Gestão Educacional, com as disciplinas: Políticas, planejamento e gestão educacional, Currículo escolar, Processos avaliativos, Construção de práticas educativas em ambiente virtual e Pesquisa e produção científica; e o Módulo VI, com a disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso.

Cada disciplina será ministrada uma vez ao mês, em um encontro presencial, programado para o segundo ou terceiro fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão às sextas-feiras, das 13h às 17h30 e das 18h às 22h30, e aos sábados subsequentes, das 07h30 às 12h e das 13h às 18h30. As horas restantes que completam a carga horária da disciplina (5h) serão ministradas de forma virtual, através do Ambiente de EAD.