• Reitor Manoel Messias de Sousa

Unicatólica > Reitor Manoel Messias - Unicatólica > Educação Superior > UNICATÓLICA: uma Saga – um Sonho Concretizado
UNICATÓLICA: uma Saga – um Sonho Concretizado
Educação Superior

UNICATÓLICA: uma Saga – um Sonho Concretizado

Nasce em Quixadá, no sertão central do Ceará, inaugurada em dois de abril de 2004, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, sucessora do Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculado Rainha do Sertão, uma obra educacional da Diocese de Quixadá, inspirada e concretizada pelo então Bispo Diocesano, Dom Adélio Tomasin.

A Faculdade Católica, como se tornou conhecida da sociedade do sertão central e porque não dizer do povo cearense, já nasceu pujante – credenciando-se junto ao MEC com a autorização dos cursos de Teologia, Filosofia, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. Entretanto, o protagonismo de seu idealizador não parou por aí e, logo, nos anos seguintes, foram criados e autorizados pelo MEC os cursos de Odontologia, Psicologia, Direito, Educação Física (Licenciatura), Biomedicina, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação e Engenharia da Produção. Recentemente, já na gestão de Dom Angelo Pignoli, foram criados e autorizados os cursos de Educação Física (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Design Gráfico e Sistemas para Internet (ambos de graduação tecnológica) e, por último, o curso de Jornalismo (Bacharelado).

O patrimônio educacional, representado por esta constelação de cursos, é incalculável não somente pelos equipamentos e instalações para seu perfeito funcionamento, mas, sobretudo, pelo valor intangível na formação profissional de tantos filhos da região impossibilitada de cursar o ensino superior fora da sua terra natal.

A presença da Católica em Quixadá fez florescer novas perspectivas de vida para seus filhos e para a sociedade da região do Sertão Central, tornando-se um instrumento eficaz de emulação do desenvolvimento local e regional. Foram os ganhos acadêmicos e sociais que a Católica angariou ao longo do tempo que a credenciou postular o status de Centro Universitário.

Hoje, somos o segundo Centro Universitário do Interior do Ceará, o quarto Centro Universitário do Estado do Ceará. O mais importante, para todos nós, é sermos o primeiro Centro Universitário Católico do Estado do Ceará. Esta é, sem dúvida, a nossa identidade e o que nos impulsiona na caminhada de uma formação profissional humanizada e comprometida com a inclusão social. O nosso lema é formar pessoas e transformar realidades: formar através de metodologias de ensino inovadoras comprometidas com o fortalecimento das competências, habilidades e atitudes dos profissionais egressos da UNICATÓLICA; para comprometer-se com os desafios sociais, humanos e tecnológicos do mundo de hoje; para compartilhar com as pessoas uma vida de comunhão no contexto social; para estimular o protagonismo na construção de uma sociedade produtiva, criativa e empreendedora; para estimular e assegurar a convivência com fundamentos em princípios éticos, valores e cidadania, dentre outros. Transformar realidade: em primeiro lugar estimular o espírito crítico dos futuros profissionais para uma leitura correta e interpelativa dos cenários, tendências e desafios do mundo hodierno; estimular o protagonismo e o espírito empreendedor dos futuros profissionais para um real comprometimento com a transformação social regional; fazer aflorar no coração dos jovens estudantes o espírito solidário e misericordioso para compartilhar saberes e humanismo em prol da paz e do bem-estar de todos.

A UNICATÓLICA, uma iniciativa da Igreja Católica – diocese de Quixadá é um patrimônio do povo da região do Sertão Central cearense. Esta máxima se concretiza pela sua amplitude, abrangendo várias áreas do ensino superior, pela sua importância, pioneirismo e contribuição a região. Portanto, deve ser gravada como um símbolo de vitória e sinal de esperança para o desenvolvimento humano e científico do povo da região e do Estado do Ceará.

Por: jefferson