• Reitor Manoel Messias de Sousa

Unicatólica > Reitor Manoel Messias - Unicatólica > Planejamento e Gestão > UNICATÓLICA firma convênio com Tribunal de Justiça do Ceará
UNICATÓLICA firma convênio com Tribunal de Justiça do Ceará
Planejamento e Gestão

UNICATÓLICA firma convênio com Tribunal de Justiça do Ceará

A parceria firmada entre a UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) visa ampliar as atividades de mediação e conciliação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) no Interior.

A reunião, realizada no dia 07 de outubro, foi conduzida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que representou a presidente do Tribunal, desembargadora Iracema Vale. Na oportunidade, ocorreu a assinatura do documento que firmou a parceria.

No encontro, destacou-se que a parceria com o Poder Judiciário intensifica a interação com a sociedade. Nossa universidade tem propósito de uma forte interação com a comunidade. Nós aproveitamos o espaço dos nossos cursos de formação para contribuir com o desenvolvimento social, humano e político da nossa região. Hoje, a instituição possui cerca de 400 estudantes cursando Direito.

Em reconhecimento, o desembargador afirmou que “A expansão dos centros de conciliação dinamiza as atividades nas instituições, firmando um interesse não apenas institucional, mas também público”. Isso ressalta que o convênio com as instituições de ensino superior garante maior amplitude de atuação.

Ainda, fizeram-se presentes o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, destacando que a busca por métodos alternativos de solução de conflitos é o novo caminho para o Judiciário; o subdefensor público-geral do Estado, Leonardo Moura, ressaltando a importância de levar a mediação e a conciliação para o Interior, pois esta agiliza a solução dos conflitos daqueles que buscam a prestação jurisdicional. Também, participaram da reunião o coordenador do Nupemec, juiz Carlos Henrique Oliveira; a juíza Jovina d’Avila Bordoni, do Cejusc de Fortaleza; o Vice-Reitor da UNICATÓLICA, Prof. Renato Moreira de Abrantes; a coordenadora do Curso de Direito da IES, Prof.ª Lírida Calou de Araújo; o Prof. Me. Pedro Rafael Deocleciano Malveira; e servidores que atuam no Nupemec.