• Reitor Manoel Messias de Sousa

Unicatólica > Reitor Manoel Messias - Unicatólica > Quaresma > Convertei-vos e crede no Evangelho
Convertei-vos e crede no Evangelho
Quaresma

Convertei-vos e crede no Evangelho

O mês de março é marcado pelo período da Quaresma, momento que antecede a principal celebração cristã, a Páscoa, em que revivemos a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O Mistério Pascal de Cristo (paixão, morte e ressurreição) é o eixo central da vida da Igreja Católica e de cada um dos fiéis, pois realiza a redenção do homem que, de escravo, tornou-se verdadeiramente livre. Juntos com Ele, morremos para o pecado e renascemos para a Vida.

Cristo, o novo Adão, restaura a humanidade decaída e a insere na vida mesma de Deus. Assim, revigorados, poderemos participar dos dons que a nós são reservados, sendo o principal e mais importante, a vida eterna junto dEle, no céu.

Ao longo da Quaresma, ao tempo em que praticamos os piedosos exercícios da oração, nos lembremos do significado do verdadeiro sacrifício, em que os cristãos se dedicam à penitência, ao jejum e à caridade. É tempo de arrependimento sincero pelos nossos pecados, que tanto ofendem a Deus e aos nossos irmãos. Que nesse tempo, possamos nos entregar às orações, ao exercício do autodomínio, ao controle, à renúncia e sejamos solidários com o próximo, transformando o fruto de nosso jejum, de nosso sacrifício, em benefício para o semelhante.

É nesse sentido que o Centro Universitário Católica de Quixadá convida a todos a participarem ativamente das práticas da Quaresma (misericórdia), rumo à celebração do grande tempo da Páscoa. Que este tempo represente, de fato, um caminhar com Cristo rumo à verdadeira libertação que a Cruz nos traz.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário