• Blog do Curso de Psicologia

Unicatólica > Blog do Curso de Psicologia > CONGRESSOS > UNICATÓLICA no Congresso Nacional de Psicologia
UNICATÓLICA no Congresso Nacional de Psicologia
CONGRESSOS

UNICATÓLICA no Congresso Nacional de Psicologia

O 9º Congresso Nacional de Psicologia aconteceu durante os dias 16 a 19 de junho de 2016, em Brasília, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, tendo como tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. O CNP – Congresso Nacional de Psicologia é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal.

O CNP é o espaço de discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia, tratando-se de um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicólogo, nos Regionais, Subsedes ou Seções, com os eventos preparatórios, pré-congressos e congressos regionais. Dessa forma, as discussões vão se acumulando e os representantes – delegados – vão sendo eleitos para levar adiante as posições debatidas.

O Centro Universitário Católica de Quixadá foi sede da realização do evento preparatório em março de 2016 e do pré-congresso em abril, onde foram eleitos cinco delegados profissionais (André de Carvalho Barreto, Meire Nunes Viana, Mércia Capistrano Oliveira, Rodrigo Fernandes Meireles, Talita Saldanha da Silva) e um estudante (Jânder Carlos da Silva) para representar a região sertão central no COREP – congresso regional.

Durante o COREP, que ocorreu em Fortaleza em maio, foram eleitos os delegados e representação estudantil para a etapa nacional, ficando, em versão final, os seguintes representantes do estado do Ceará: André de Carvalho Barreto (docente), Mércia Capistrano Oliveira (docente), Talita Saldanha da Silva (egressa), Alana Aragão Ávila, Aluísio Ferreira de Lima, Vinício Brígido Santiago Abreu, Pedro Alison Cruz, Diego Mendonça Viana e Jandêr Carlos Soares Silva (acadêmicos). Foram quatro dias de discussão, propostas, debates, lutas, protestos, votações. Dias de movimentação política da categoria dos profissionais em psicologia. Aos docentes da UNICATÓLICA, fica a certeza da participação por melhorias na atuação profissional e de trilhar um caminho de construção e integração dos futuros Psicólogos egressos da UNICATÓLICA.