• Blog do Curso de Psicologia

Unicatólica > Blog do Curso de Psicologia > DIA DO PSICÓLOGO > Homenagem ao Dia do Psicólogo
Homenagem ao Dia do Psicólogo
DIA DO PSICÓLOGO

Homenagem ao Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Psicólogo. Atualmente, no Brasil, segundo o CRP, somos mais de 320 mil profissionais, no âmbito nacional, e mais de 7 mil profissionais, a nível estadual, um número bastante expressivo que confere ao nosso país o número de maior concentração na área.

Em 56 anos de profissão, a psicologia tem passado por diversas transformações. A luta antimanicomial foi um dos atos mais expressivos, ao se inserir como dos entes de cuidado da saúde mental. Fato de grande importância social, ao modificar o olhar depositado sobre pessoas portadoras de sofrimento psíquico.

No entanto, o vasto crescimento promoveu alterações no que desrespeita o campo de atuação, indo além do âmbito clínico e individual, atuando junto com as coletividades, estando mais próximos das comunidades, por meio de políticas públicas.

Passamos a ter um importante papel social, estando mais preocupados com a forma de enfrentamento das dificuldades e como podemos estar atuando de forma a amenizar tal acontecimento. Isso faz com que tenhamos um alto compromisso ético com as instituições de vetores que garantem a participação na democracia, através das relações sociais

Em síntese, atuamos na análise das mudanças interpessoais e de suas relações, com a compreensão do comportamento individual e em grupo em diferentes instituições, de forma que se aplique o conhecimento técnico e teórico, identificando e intervindo em fatores determinantes das ações.

Atualmente, se tem conferido 11 especificidades, que se encontram nos âmbitos da: Clínica, Educação, Esporte, Hospitalar, Justiça Organizacional/Trabalho, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social, Neuropsicologia e Trânsito.

Segundo o Clínico Humanista Carl Rogers, “não podemos mudar, não podemos nos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos”, ao nos firmarmos perante nossos desafios e imperfeições, andaremos lado a lado, de forma, a não nos barrar em frente às nossas dificuldades. Enxergando além do presente momento, com a ideia de que sim, somos capazes de todo feito que desejarmos.

Parabenizo meus mestres e acadêmicos, futuros profissionais, pelo dia em que comemoramos uma data de grande significado, a esta belíssima profissão que me escolheu. E você? É, você mesmo! Quem você é hoje e que marcas você tem deixado aos que te cercam? Lembre-se, só vivemos o hoje, será que estamos vivendo da melhor maneira, tanto para nós como para aqueles que amamos?

Texto de Rosa Maria dos Santos Carvalho, aluna do curso de Psicologia da UNICATÓLICA.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário