
Homenagem ao Dia do Psicólogo
No dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Psicólogo. Atualmente, no Brasil, segundo o CRP, somos mais de 320 mil profissionais, no âmbito nacional, e mais de 7 mil profissionais, a nível estadual, um número bastante expressivo que confere ao nosso país o número de maior concentração na área.
Em 56 anos de profissão, a psicologia tem passado por diversas transformações. A luta antimanicomial foi um dos atos mais expressivos, ao se inserir como dos entes de cuidado da saúde mental. Fato de grande importância social, ao modificar o olhar depositado sobre pessoas portadoras de sofrimento psíquico.
No entanto, o vasto crescimento promoveu alterações no que desrespeita o campo de atuação, indo além do âmbito clínico e individual, atuando junto com as coletividades, estando mais próximos das comunidades, por meio de políticas públicas.
Passamos a ter um importante papel social, estando mais preocupados com a forma de enfrentamento das dificuldades e como podemos estar atuando de forma a amenizar tal acontecimento. Isso faz com que tenhamos um alto compromisso ético com as instituições de vetores que garantem a participação na democracia, através das relações sociais
Em síntese, atuamos na análise das mudanças interpessoais e de suas relações, com a compreensão do comportamento individual e em grupo em diferentes instituições, de forma que se aplique o conhecimento técnico e teórico, identificando e intervindo em fatores determinantes das ações.
Atualmente, se tem conferido 11 especificidades, que se encontram nos âmbitos da: Clínica, Educação, Esporte, Hospitalar, Justiça Organizacional/Trabalho, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social, Neuropsicologia e Trânsito.
Segundo o Clínico Humanista Carl Rogers, “não podemos mudar, não podemos nos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos”, ao nos firmarmos perante nossos desafios e imperfeições, andaremos lado a lado, de forma, a não nos barrar em frente às nossas dificuldades. Enxergando além do presente momento, com a ideia de que sim, somos capazes de todo feito que desejarmos.
Parabenizo meus mestres e acadêmicos, futuros profissionais, pelo dia em que comemoramos uma data de grande significado, a esta belíssima profissão que me escolheu. E você? É, você mesmo! Quem você é hoje e que marcas você tem deixado aos que te cercam? Lembre-se, só vivemos o hoje, será que estamos vivendo da melhor maneira, tanto para nós como para aqueles que amamos?
Texto de Rosa Maria dos Santos Carvalho, aluna do curso de Psicologia da UNICATÓLICA.
Deixe seu comentário