• Blog do Curso de Psicologia

Unicatólica > Blog do Curso de Psicologia > PSI NA REDE > Ciclo de Eventos Psi na Rede marca o mês de férias do curso de Psicologia
Ciclo de Eventos Psi na Rede marca o mês de férias do curso de Psicologia
PSI NA REDE

Ciclo de Eventos Psi na Rede marca o mês de férias do curso de Psicologia

O Ciclo de Eventos Psi na Rede, re­alizado pelo curso de Psicologia da UNICATÓLICA, durante as férias letivas, promoveu painéis digitais com discussões pertinentes ao âmbito da(o) pro­fissional psicóloga(o). A escolha do nome “Psi na Rede” aborda significados perti­nentes ao corpo docente da Instituição: a rede que representa o nordestino que nela se balança, se reconhece e é acolhido; a rede profissional que se forma a partir da articulação entre profissionais, estudantes, saberes, práticas e atores sociais; e a rede da internet que permite a manutenção de um contato, ainda que virtual, entre todos, apesar do distanciamento social.

O campo das práticas da Psicologia é ex­tremamente vasto, abrangendo vários con­textos de atuação, além de amplos olhares e abordagens. Portanto, a proposta do Psi na Rede foi discutir sobre estes “lugares”, a partir da perspectiva de profissionais com experiência comprovada e reconhecida nesses campos. Além de manter a proxi­midade com os alunos do curso, o Psi na Rede favoreceu trocas de conhecimentos e reflexões entre estudantes, docentes e pro­fissionais psicóloga(o)s, pois o evento tam­bém foi aberto ao público em geral, através da plataforma Google Meet e compartilha­mento dos links dos painéis nas redes so­ciais, institucionais e parceiros do curso de Psicologia, de forma gratuita.

O ciclo de eventos iniciou em 30 de junho, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais (TRAMPOS-USP) com o tema: “Trabalho e Desigualdade So­cial: a realidade das trabalhadoras domésti­cas”, debatendo sobre as condições de tra­balho, estratégias de sobrevidas e contexto de serviços durante a pandemia. A exposi­tora foi a senhora Luiza Batista, Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), entrevistada pelo Prof. Leonardo Lima, membro do TRAM­POS e docente do curso de Psicologia.

Em sequência, no dia 01 de julho o pai­nel contou com profissionais de referência no campo da saúde pública. Mediado pela Prof.ª Anice Holanda, o tema discutido foi: “O Ano 2020 e as Reconfigurações na Psi­cologia da Saúde”. A discussão contem­plou os impactos da atual crise sanitária e da mudança no perfil epidemiológico do Brasil, e do futuro da atuação da Psicóloga no ensino, nos estágios e na pesquisa. As expositoras foram a docente de Residência em Saúde, Alana Leite, a docente e coor­denadora de Residência, Isabel Cardoso e as representantes dos níveis de atenção primária, secundária e terciária, Psicólogas Yandra Nascimento, Harrismana Andrade e Joyce Maranhão, respectivamente.

No dia 08 de julho, com mediação da Prof.ª Mércia Capistrano, o painel tratou de uma temática desafiadora para a Psicologia e a sua atuação em tempos de isolamento social: “Avaliação Psicológica e as Adap­tações às Tecnologias da Informação e da Comunicação”, apresentadas nos âmbitos: educacional, pela Psicóloga e Mestra Thi­cianne Malheiros; organizacional e escolar, pela Psicóloga e Mestra Talitta Saboya; e clínico, pela Psicóloga e Especialista Nérgia Peixoto.

No dia 15 de julho, o painel “Mulher, Trabalho e Maternidade: os desafios im­postos pelo isolamento social” foi mediado pela Prof.ª Cândida Câmara e contou com a presença das Psicólogas Carla Weyne e Íris Bonfim, que compartilharam as suas ex­periências sobre como o período de isola­mento social afetou o aspecto profissional e a maternidade. A capacidade de conciliar o atendimento online e os cuidados mater­nos, como o estabelecimento de rotina, a participação paterna, a superação das re­sistências iniciais ao trabalho virtual foram destacados como fatos importantes.

O Psi na Rede do dia 22 de julho foi de­dicado ao tema: “Pandemia, Isolamento e Saúde Mental: a reinvenção da psicóloga no acolhimento ao sofrimento psíquico”. Mediado pela Prof.ª Carla Renata Braga, foram discutidas as práticas e saberes da Psicologia frente ao cuidado junto ao sofri­mento psíquico fora do âmbito da clínica. Diante dos desafios provocados pela pan­demia e seus efeitos, a Psicologia teve que (re)fazer seu lugar, saindo do tradicional e transformando-se com base no vínculo de compromisso estabelecido com a socieda­de e a população brasileira. As expositoras foram Rebeca Rangel, Psicóloga e Mestra em Psicologia e fundadora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (ABIPS) da Se­cretaria de Segurança Pública e Defesa So­cial do Ceará e, a Psicóloga Fabiana Sobral, Especialista em Saúde da Família, atuando no Centro de Referência de Assistência So­cial (CRAS) no Estado da Paraíba.

Finalizando a primeira edição deste ciclo de eventos, em 29 de julho, a Prof.ª An­dréa Vidal mediou o painel sobre: “Rela­ções Familiares e Conjugais em Tempos de Isolamento Social”, com a participação da Psicóloga e Mestra em Psicologia Caroline Vieira, psicoterapeuta de adultos e casais, autora do livro “Disposição para Amar” e, da Psicóloga e Especialista Priscilla Vieira, e psicoterapeuta de adultos e casais. Na oca­sião, foram discutidas as mudanças e ajus­tes na estrutura e na dinâmica dos casais e das famílias, mediante o convívio diário ocasionado de modo abrupto pelo isola­mento social.

O Psi na Rede foi de tão importante vi­vência e de tal sucesso para o curso de Psicologia da UNICATÓLICA, que outras edições com temáticas atualizadas e con­dizentes com a realidade na qual estamos inseridos e, que sofre mudanças a cada dia, virão em um breve futuro.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário