• Blog do Curso de Psicologia

Unicatólica > Blog do Curso de Psicologia > SPA > SPA implanta sistema informatizado
SPA implanta sistema informatizado
SPA

SPA implanta sistema informatizado

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UNICATÓLICA é a unidade que subsidia a Coordenação do curso de Psicologia, na gerência dos estágios profissionalizantes, por meio dos quais são prestados serviços à comunidade, baseados em práticas supervisionadas em 10 áreas de atuação, sejam intramuros e extramuros.

Em março, o controle gerencial dessas práticas deu um salto de qualidade, com a informatização do fluxo dos processos e do registro documental. A inovação foi proporcionada pelo SIP – Sistema Integrado de Psicologia, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Sistemas (LAPIS) da Instituição.

Com o SIP, a inscrição do cliente novato; sua admissão; o encaminhamento para a área de atendimento; o seguimento; o registro dos atendimentos e o encerramento da assistência passam a ser feitos por meio de uma plataforma institucional. Assim, o armazenamento e a sistematização das informações em um banco de dados, permite a geração de indicadores para a avaliação da qualidade dos serviços prestados, sob diversos aspectos. Além deste benefício, também, se destaca a formação de um conjunto de informações para trabalhos científicos que sejam aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).

Nos dias 14 e 15 de março, foi realizado o treinamento com os estagiários e o SIP encontra-se na fase de testes e ajustes. As recepcionistas já se encontram qualificadas para operar o sistema no que for da sua competência logo que o mesmo entrar na fase de uso efetivo. Os docentes supervisores de estágio serão treinados em curto prazo.

Obedecendo as normas éticas emanadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, o registro informatizado só poderá ser executado nas dependências do SPA. Portanto, um sinal exclusivo abrange apenas as dependências do serviço-escola. Assim, a sala de suporte aos estagiários foi equipada com 12 computadores novos disponíveis para que eles alimentem o SIP regularmente com as informações das suas práticas.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário