• Blog do Curso de Sistemas de Informação

Unicatólica > Blog do Curso de Sistemas de Informação > GRUPO DE ESTUDO > Grupos de estudo de Robótica e Automação e Ciência de dados
Grupos de estudo de Robótica e Automação e Ciência de dados
GRUPO DE ESTUDO

Grupos de estudo de Robótica e Automação e Ciência de dados

GERA: Grupo de estudo de Robótica e Automação:
Durante últimos anos, houve a necessidade de integrar conjunto de técnicas destinadas a tornar automáticos vários processos na indústria, saúde, engenharia, cidades inteligentes e residências, substituindo o trabalho muscular e mental do homem por equipamentos diversos que chamamos de Robôs.
Robô é uma Máquina programável de propósito geral que tem existência no mundo físico e atua nele através de movimentos mecânicos.
No entanto, a robótica está cada vez mais presente em nossa sociedade, como parte da tecnologia que envolve sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por Circuitos Integrados, podendo utilizar dispositivos físicos ou autônomos, garantindo assim, a qualidade, flexibilidade, produtividade e viabilidade técnicas dos processos.

Pensando nisso, a Unicatólica Quixadá no curso de sistemas de Informação, vem trabalhando essa temática com seus alunos dinamizando a aprendizagem e desenvolvendo protótipos em diversas áreas, com possibilidade de aplicar em setores do mercado de trabalho, automatizando processos fabris, comerciais, residenciais e na saúde, utilizando técnicas inovadoras, seguranças usando o que há de mais moderno tanto na parte de componentes e no uso de aplicações móveis, possibilitando conforto e comodidade aos usuários.
Nessa conjuntura, foi criado o Grupo de Estudo de Robótica e Automação (GERA), que promove todos os anos a criação e competição de robôs, onde convida alunos de diferentes escolas das regiões. A partir deste ano, será Desenvolvido projetos de pesquisas e protótipos para áreas de saúde.

Ciência de Dados:
Ciência de dados é uma área em constante evolução na atualidade devido ao crescimento do mercado para as atividades de análise de negocio o que provoca a formação de uma nova geração de especialistas em análise de dados (data analytics), que consequentemente necessita ter conhecimento na área da ciência da computação, matemática, estatística, alem de domínio nas suas área de atuação profissional. Onde possibilitará um cientista de dados com a competência e habilidade de entender bem as estratégias e necessidades do negócio, gerenciar, projetar e desenvolver soluções de analise de grande volumes de dados. Apesar de a grande desafio de Ciência de Dados é preparar e disponibilizar dados com qualidade e transforma-los em informações e conhecimentos para instituições e sociedade. Pois Hoje, a exigência de um gestor é utilizar as informações de qualidade e confiável em todos os níveis de atuação para facilitar a o desempenho da sua organização.
Entretanto, foi criado um curso de extensão Introdução a Ciência de Dados pelo curso de Sistemas de Informação com objetivo de formar profissionais capazes de analisar estado de arte de Análise de Negócios (Business Analytics) com forte embasamento conceitual e prática para entender bem as estratégias e necessidades de negócios, gerenciar, projetar e desenvolver soluções de analise de grande volumes de dados com qualidade e transforma-los em informação. Será aberto a todos os públicos de diferentes universidade.

Por: jefferson

Deixe seu comentário